Giro Ipiaú

Com 980 pontos em redação do Enem, estudantes de Ipiaú alcançam objetivo e ingressam em universidades

Bruna e Giovana aprovadas

Ipiaú continua sendo referência de gente inteligente e promissora. Muitos jovens nascidos ou residentes nesta cidade prosperam nos estudos e chegam às universidades com excelentes aprovações no Enem ou em vestibulares. Agora o bem exemplo vem de duas jovens que obtiveram 980 pontos na prova de redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2022 e ficaram no privilégio de escolherem as unidades de ensino que acharam mais convenientes.

Bruna Novaes estuda Odontologia

Bruna Souza Novais, 18 anos, egressa do Colégio Montessori Santo Agostinho (CMSA), filha de Noel Novais dos Santos e Maria Souza Novais, residente na Rua Senhor do Bonfim, foi aprovada em 2° Lugar em Direito na UNEB, e em Odontologia pela UniFTC. Optou pelo curso de Odontologia.

Giovanna cursa Engenharia Eletrônica

Giovanna Letícia Santana Norberto da Silva, 17 anos, filha de Jorlando Norberto e Daiane dos Santos Santana, residente na Rua Júlia Lessa, próximo a AABB, ficou com o direito de escolher cursos em cinco das setes universidades da Bahia. Optou por Engenharia Elétrica na UESC e já está cursando.

Ela preferiu omitir o nome da unidade onde cursou o ensino médio, por entender que um título limite a capacidade de um aluno a alcançar seu objetivo, basta o estudante se dedicar e querer realizá-lo. “Independente se for de escola pública ou particular, se você tem um sonho, você tem a capacidade de realizá-lo”, argumenta.

MARATONA DE ESTUDOS

Bruna Novais revela como chegou a índices tão altos no Enem. “Após às aulas no colégio, ao chegar em casa, iniciei uma maratona de estudos e pesquisas, sobre várias áreas, dentre elas, política e social. Sempre mantive o hábito da leitura, inspiração que veio da minha mãe. Com esse impulso, lia muitos livros, principalmente, de Machado de Assis, Marx Weber (sociólogo), Michel Foucault, Zigmunt Bauman, Milton Santos e alguns outros. Sempre voltada para a área social, geográfica e histórica. O professor Dênis foi também de suma importância para meu resultado na prova do Enem.

GRANDE POTENCIAL

Giovanna Letícia conta que começou a estudar para redação com foco no Enem de 2020, quando um professor avaliou sua prova com a pior nota, 460 pontos. Nesse mesmo ano, outro professor disse aos seus pais “ela tem grande potencial, não a deixa ser medíocre, não a deixe se contentar com o mediano”.

Desde então a estudante começou a se dedicar, consultando vídeos no YouTube, tirando dúvidas com os professores, seja de redação ou português. Principalmente matérias interdisciplinares, como história e literatura para aprimorar meu repertório sociocultural e assim foi melhorando sua escrita, procurando sinônimos para formalizar seu texto. Giovanna agradece ao professor Dênis Brito, pela força que recebeu. “Ele foi essencial para essa minha conquista, até o dia anterior esteve comigo tirando dúvidas sobre gramática”.

MENSAGEM

Aos jovens que almejam bons resultados no Enem, Bruna Novaes traz a seguinte mensagem: “Leiam muito, reflitam bastante. Sejam sensíveis às pessoas que vivem as mazelas, às margens da sociedade, posicionem-se, não sejam omissos. Lutem, queiram cada vez mais viver por um objetivo, um propósito. Não desanimem, no meio da caminhada. Continuem sendo vocês, sempre. E não sejam preguiçosos quanto à leitura. Escolham bons livros, bons escritores, boas críticas reflexivas. Baseiem-se sempre, olhando para os menos favorecidos. Encontre caminhos que possam auxiliar no progresso da nação”.

PERFIL NO INSTAGRAM

Giovanna Letícia também buscar auxiliar, mas de outra maneira. “Tenho um perfil no Instagram que estou começando a dar dicas para o Enem, porém meu foco maior está em redação, que inclusive, em breve, estarei postando passo a passo de como produzir uma boa redação, incluindo explicações sobre a estrutura, melhora do vocabulário, repertórios socioculturais, como construir uma boa proposta de intervenção e gabaritar a competência 5 do Enem, o que não fazer para não zerar a redação entre outras diversas coisas. O nome do perfil é @materiaisparaoenem. Caso os estudantes estejam precisando de uma ajudinha, podem entrar em contato nesse Instagram que irei auxiliar no que posso”. (Giro/José Américo Castro)


LEIA TAMBÉM