Giro Ipiaú

Pastor pede providências contra emaranhado de fios em frente à PIB

Fotos enviadas ao GIRO

A exemplo de outros pontos da cidade, a poluição visual causada pelo emaranhado de fios de telecomunicações e provedores de internet se faz presente em frente ao templo da Primeira Igreja Batista (PÌB) de Rio Novo, na Praça Alberto Pinto, centro de Ipiaú. No local também se encontra uma caixa de cabos telefônicos.

As duas situações representam desordem e descaso dos órgãos competentes, conforme observa o Pastor Carlos César Januário, e podem incorrer em riscos de acidentes. O religioso pede providências a quem de direito. Na mesma praça localizam-se os prédios da Prefeitura e Câmara Municipal.

É cada vez maior a poluição visual causada pelo emaranhado de fios de telecomunicações nos postes de iluminação pública de Ipiaú. Eles ficam abaixo dos cabos da energia elétrica e além de comprometerem a boa estética da cidade, ocasionalmente, quando arrebentados, causam acidentes, a exemplo de incêndios e ferimentos em motociclistas e transeuntes.

Devido as inúmeras ligações e conexões é quase impossível concluir onde iniciam e terminam, assim como a qual empresa de telecomunicação pertencem. Somente os técnicos de cada operadora de telecomunicação e provedores de internet podem identificar. É possível que até cabos clandestinos estejam entre eles.

Informações dão conta que a faixa em que ocupam são alugadas pela concessionária de energia elétrica, a qual não atenta para as normas técnicas que estabelecem um número máximo de pontos de fixação. O emaranhado de fios aumenta a cada dia e fazem crescer a poluição visual na paisagem urbana. (Giro/José Américo Castro)