Giro Ipiaú

Periodontia: o alicerce da Odontologia

Quando você vai ao dentista, ele costuma perguntar se você notou a gengiva sangrando, não é mesmo ? Além disso, o profissional examina esse tecido, por meio da análise visual e do toque, para identificar possíveis alterações, confere?

Todo esse cuidado mostra a importância da Periodontia para garantir o equilíbrio da saúde bucal. Não podemos esquecer que as doenças da boca não atingem apenas os dentes: elas podem se manifestar em qualquer estrutura e tecido da cavidade bucal. Sendo assim, não adianta restaurar, tratar canal, por pino e coroa num dente com inserção comprometida.

A Periodontia é uma especialidade odontológica muito importante, porque cuida dos tecidos de sustentação para os dentes (gengiva, osso e ligamento periodontal).

“A Periodontia clínica cuida das doenças de gengiva mesmo, atuamos diretamente na boca do paciente. Conhecida como Medicina Periodontal por causa da relação com doenças sistêmicas que agravam o problema periodontal, como diabetes, por exemplo”, explica Dr Matheus.

Essa informação é muito importante, porque nem todo mundo sabe, mas a saúde orgânica também afeta a saúde dos tecidos periodontais. O diabetes é um dos grandes facilitadores das inflamações que atingem essas estruturas de base.

Isso acontece porque o acúmulo de açúcar no sangue prejudica a microcirculação do periodonto. Com isso, a gengiva fica mais suscetível ao ataque das bactérias e reage, de forma exagerada, à presença delas, levando a quadros inflamatórios.

A Periodontia também é uma grande aliada de outras especialidades odontológicas. Em alguns casos, é necessário fazer a frenectomia, por exemplo, para possibilitar o uso do aparelho ortodôntico e a reabilitação oral.

Foca na Base
Dr. Matheus Menezes
Especialista em Periodontia

Oral Center – 73 9883 88519