A falta de manutenção de estradas vicinais nas regiões de Itagibá e Dário Meira tem causado sérios prejuízos a dezenas de produtores rurais. A Associação dos Agropecuaristas do Sul da Bahia (Adasb) já recebeu diversas denúncias e reclamações e tem buscado fazer essa interlocução entre o produtor rural e o poder público.
A estrada da Região do Lameiro, por exemplo, que dá acesso a Fazenda Estrela Valde, do associado Marcelo Walter, é uma das mais castigadas. “Nossa luta tem sido grande. Desde o ano passado temos enviado ofícios às Prefeituras de Itagibá e Dário Meira, em outro momento já estive pessoalmente nestas prefeituras, mas até o momento sem resposta”, informa o presidente da ADASB, Pablo Nascimento.
A propriedade tem acesso pela BA-130 e logo em seguida entra num ramal que: 700 metros são do município de Dário Meira, e 4.700 metros do município de Itagibá. “Estamos ilhados. Não consigo escoar a produção, transportar gado, receber adubos, fertilizantes e ração animal, chegam somente quando usamos trator”, desabafa o produtor rural Marcelo Walter.
Ele completa: “Estamos inclusive mudando o negócio de bezerros e comprando garrotes, já que sendo maiores eles podem caminhar 7,5 Km para embarcar na estrada de Ponto Novo- Itagi. Essa situação tem se agravado com o êxodo rural. Colaboradores de fazendas vizinhas estão pedindo demissão por falta de acesso às escolas da região”.