Giro Ipiaú

Rivaldo Lopes: um exemplo de superação e determinação

Rivaldo concluiu curso de Doutorado na USP

Um exemplo de superação e determinação é o jovem Rivaldo Lopes. Recentemente ele concluiu, na Universidade de São Paulo (USP) o curso de Doutorado em educação e ensino de química, tendo defendido a tese “Perguntas em Aulas de Química: Identificação, caracterização e apropriação da dimensão epistêmica da química”.

Até chegar a este patamar, Rivaldo teve que superar muitos obstáculos. Vivenciou dificuldades e incompreensões, “ralou”, como diz o povo. Filho de pais separados, criado pela avó, o jovem entendeu desde cedo que conseguir estudar não seria fácil. Seu pai o queria no balcão de um mercado e na roça. Resistiu a tal imposição e conciliou os estudos com atividades de trabalhador rural, atendente de supermercado, vendedor de temperos e até cozinheiro.

Num laboratório de química

Com o dinheiro que ganhava nessas atividades fez cursos profissionalizantes. Economizava o que sobrava pois tinha a meta de chegar na universidade. Em 2010, concluiu o ensino médio e fez o cursinho Universidade Para Todos. Com a boa nota no Enem e nos cinco vestibulares, conseguiu aprovação em algumas universidades pública. Escolheu cursar Química no Instituto Federal da Bahia, em Vitória da Conquista.

Continuou trabalhando para manter os estudos. Acordava às 4 horas, trabalhava o dia todo e ia para a Faculdade no período noturno. Fez novo vestibular e passou a estudar química na UESB, campus Jequié, também para química. Voltou a morar em Ipiaú, indo todos os dias para a cidade vizinha. A correria não acabou. Já no segundo semestre da graduação passou a lecionar física no Colégio Estadual de Ipiaú e desde então não mais deixou a sala de aula. Pouco tempo depois já estava lecionando no Colégio Dom Pedro II, em Jequié, e no Expert Pré Vestibular.

Foto: Arquivo Pessoal

Paralelo a isso tinha os grupos de pesquisa, as iniciações científicas, monitorias, diretoria da Assej, centro acadêmico dos cursos de química e o próprio curso universitário. A agenda superlotada não lhe impediu de ser aprovado em todas disciplinas. Organização e dedicação, foi a formula do sucesso.

Ainda na graduação começou o processo de dedicação à pesquisa científica. Ingressou no Grupo de estudos e Pesquisas em Ensino de Química e Sociedade (GEPEQS ). Participou de congressos em todo o Brasil e em outros países. Escreveu dezenas de trabalhos, ingressou em várias associações e sociedades científicas. Também foi bem-sucedido na pós-graduação, mestrado.

Tornou-se membro da SBQ (Sociedade Brasileira de Química), SBPC (Sociedade Brasileira para Pesquisa Científica), SBEnQ (Sociedade Brasileira de ensino de Química), AQA (Associação de Química da Argentina, ADEQ (Associação de Educadores Químicos do Uruguai) e da AFIRSE Portugal (Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education). A trajetória não foi fácil. Graduação, mestrado, doutorado, mas foi vitoriosa. Hoje Rivaldo Lopes, o menino que saiu de Aouarema, passou por Ipiaú, Vitoria da Conquista, Jequié e São Paulo, é doutor. Dr. Rivaldo.