Giro Ipiaú

Coluna Na Mira da Notícia – por José Américo Castro

E lá se foi a temporada junina. Ficaram lembranças e flashes de momentos alegres, de artistas, chamegos, aconchegos. Vontade de querer mais. No São Pedro de Ipiaú o povão vivenciou tudo isso. A prefeita Maria das Graças recepcionou com muita elegância os convidados, as celebridades, confraternizou com a plateia. Os músicos da terra fizeram sucesso, a cidade efervesceu. Vejamos alguns momentos desse evento que se supera a cada ano.

A VEZ DO POVÃO

O público se mostrou animado nas três noites da festa. Vibrou, dançou, tietou, curtiu tudo o que tinha direito. Foi a principal estrela e razão da festa.

MARIA E COMPANHIA

A prefeita Maria das Graças recepcionou as autoridades, junto com Flávia Mendonça e outros apoiadores da administração. Como sempre ela esteve elegantemente vestida e cheia de charme. Foi muito elogiada pelos artistas, cumprimentada pelos foliões e invarialvelmente estava acompanhada de Laryssa Dias, a Secretária de Saúde e possível indicada para sua sucessão. Maria se mostrou feliz e ficou na certeza do dever cumprido.

TITO E ANDINHO

Não fugiram do compromisso com as raízes musicais do período junino. Brindaram o público com o melhor do forró. Tito da Cruz, esteve em cena com um figurino que intitulou de “Asa “Branca”. O look rosa, inspirado nos trajes da escrava Isaura e Chica da Silva, confeccionado por Gildete da Vila Esperança, manteve o estilo titico de arrasar. Andinho Brito, cheio de tranças, puxou o fole pra valer, provou que é o melhor sanfoneiro da região e pediu passagem para a autentica musica nordestina.

LUAR DO SERTÃO

A quadrilha junina Luar do Sertão, prata da casa, não ganhou o concurso promovido pela Prefeitura, mas trouxe um tema que valorizou a resistência do povo preto e expressou o combate ao preconceito racial, à intolerância religiosa. Reafirmou a importância da diversidade.

CAMARIM

Um luxo só, os camarins dos artistas que atuaram no Palco João Araújo. Bem decorado, bem confortado, bem equipado, nada a dever aos grandes teatros. É mais uma boa referência que eles levam de Ipiaú.

A SENSIBILIDADE DE SUNELMA

A decoradora e promotora de eventos, Sunelma Calhau, esteve na coordenação da ornamentação terrestre da Festa de São Pedro 2023. Mesmo com um braço na tipoia, em decorrência de uma queda, ela se movimentou como pode para fazer valer a competência que lhe foi atribuída pela empresa responsável pelo setor. Trouxe ao cenário duas vilas e outros detalhes que se tornaram grandes atrativos do público para fotografias e filmagens. Consciente de que ninguém faz nada sozinho, Sunelma agradece a todos da sua equipe de trabalho.

A ARTE DE HERBETH

Coube ao artista plástico Herbeth Campos a missão de coordenar a decoração aérea da Festa de São Pedro em Ipiaú. A obra, montada na Praça Álvaro Jardim, contou com 36 mil bandeirolas multicoloridas, 308 balões e outros adereços. O artista fez sua parte no maior capricho e voltou a defender a máxima de que “quem trabalha com arte não repete, está sempre criando algo novo”.

REENCONTRO EM JEQUIÉ

O cantor e compositor Luiz Caldas, entre o ator Paulinho Barbosa e a Secretária de Educação de Ipiaú, Erlândia Souza. Reencontro em Jequié, momentos de lembranças de quando o artista morou em Ipiaú. Velhos tempos, novos dias.

GALERA

Foi no Bar de Paulo Moura, na “Baixada”, que essa galera se reuniu para atualizar a resenha, contar causos e se confraternizar da melhor maneira possível. Só tem autarquia: Nanau, Mussun, Marquinhos, Joilson, Joelson, Robson, Junior, Neguin de Rufino e Duré.

ALICE MARTINS

A garota Alice Santana Dias Martin, 5 anos, filha de Washigton Martins (Washigton da Caixa) e Rejane Santana, ilustrando nossa coluna. Alice é estudante na Escola Professora Dinorah, em Gandu.

CIDADÃOS HONORÁRIOS

A Juíza do Trabalho Flávia Muniz e o advogado Manoel de Jesus Flores de Campos foram agraciados com o título de Cidadão Honorário de Ipiaú. A honraria concedida pela Câmara Municipal, por indicação dos vereadores Claudio Nascimento e Robson Moreira foi deverasmente justa. Ambos prestaram relevantes serviços ao município, em suas respectivas áreas de atuação, e tornam mais ético e respeitável o campo jurídico.

LIVRO DE RUBENIA

A professora Rubenia Santana Hohlenwerger Galvão, lança na tarde deste sábado, 8, no Espaço Gastronômico Beija Flor, em Ibirataia, o livro Piquenique das Letras. A obra, viabilizada pela editora Planeta Azul, é a segunda da lavra literária da escritora. Considerando a reflexão de Rubem Alves que compara um livro a um brinquedo feito de letras, a autora conclui que Piquenique das Letras reúne todos os pre requisitos necessários para quem deseja continuar ofertando aos seus filhos e estudantes, uma educação que os faça construir novos saberes a partir da beleza do brincar.

MEMÓRIA POLITICA DE IPIAÚ

O então candidato a vereador João Tucano, pai do sub-oficial Gilvan Barbosa, discursando em um comício de Hildebrando Nunes Rezende. No palanque outros notáveis do antigo MDB de Ipiaú, inclusive o memorável Caxinguelê, grande animador daquela histórica jornada eleitoral.

TRADIÇÃO

Aos 91 anos, dona Elvira Oliveira Santos mantém a tradição de um bom São João na roça. Ela também mantém a tradição da romaria em Bom Jesus da Lapa. Dona Elvira é mãe do diácono Reinan.

PANCADINHA NA FESTA

Muitas lideranças políticas circularam no meio do povão durante a Festa de São Pedro. Dentre elas estava o deputado estadual Pancadinha, do Solariedade, que na última eleição fez dobradinha, em Itabuna, com Alipinho da Doce Mel, então candidato a deputado federal. No fervor da massa, Pancadinha caminhava entre o vereador San de Paulista e Mazinho do ACM.

Fabricio Nunes Dias da Silva, Fabricio Pancadinha, ou simplesmente Pancadinha, exerceu mandato na Câmara Municipal de Itabuna, licenciou-se do cargo em 2023 para assumir o mandato na Assembleia Legislativa da Bahia, mas antes disso foi vocalista da Banda Tsunami, onde deu suas pancadinhas artísticas musicais.

ANDERSON ELOY NA DIREÇÃO DA ACTEBA

O conselheiro tutelar Anderson Eloy foi eleito vice-presidente da Associação de Conselheiros Tutelares e ex- Conselheiros da Bahia (ACTEBA). Sua condução para a diretoria da entidade aconteceu no último dia 19 de junho, em Itabuna. Para a presidência foi eleito Robenilson Torres, ex Conselheiro Tutelar de Itabuna. Anderson Eloy Santana, 29 anos, está Conselheiro Tutelar da Criança e do Adolescente de Ipiaú para um mandato de quatro anos, tendo sido coordenador no biênio 2021 até 2022.A exemplo dos demais membros do conselho, ele opera em regime de plantão de 24 horas, sempre norteado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

IDADE NOVA

Completa idade nova nesta quarta-feira dia 12, o jovem Romualdo Pereira da Silva Junior, mais conhecido como Júnior da AABB, chegando aos seus 34 anos de vida. Natural de Ipiaú, ele é filho de Romualdo Pereira e Iara Leal da Silva e tem uma linda filha de 8 anos por nome Sophia Ailla Gonçalves. Vida longa ao Júnior!

QUATRO IRMÃOS E UM DESTINO

Este é o título do livro que o escritor Carmelito Andrade Souza, 66 anos, estará lançando até o final do corrente ano em Ipiaú. A obra traz a saga de duas famílias tradicionais do município e a trajetória de quatro irmãos: João Silvestre de Souza, José Joaquim de Souza, Antônio Porfiro de Souza e Maria dos Anjos de Souza, que provenientes de Amargosa chegaram no antigo Rio Novo, nos idos de 1930, cultivaram terras na região do Rodeador, posteriormente conhecida como “Engenho”. O consorcio desses irmãos com outras famílias, notadamente os descentes do pioneiro Epifânio Vieira, deu origem a um clã que atualmente conta com 400 indivíduos.

O autor inicia a obra com um cordel atrativo, depois transcrevendo a origem histórica dos dois municípios, Amargosa e Ipiaú, com suas particularidades da época, inclusive os respectivos hinos. Cita os avós, ascendentes inesquecíveis. Comenta os fatos determinantes para a saída dos irmãos da casa onde nasceram. Depois indica as pessoas que os acolheram e seus familiares. Descreve os imóveis que adquiriram e onde moravam. Suas peculiaridades e as festas memoráveis, com depoimentos e informações dos filhos, concluindo com a menção de todos os descendentes. Chama atenção o conteúdo emocional apresentado em alguns depoimentos colhidos.

O ESCRITOR

Carmelito Andrade Souza, parente dos quatro personagens centrais do livro, natural da zona rural de Amargosa, foi jornaleiro, proprietário de bancas de revistas em Salvador, e com isso ganhou gosto pela leitura. Sempre se manteve bem informado e já há algum tempo tem se dedicado à literatura, com ênfase ao cordel. Seus trabalhos na literatura de cordel já foram objeto de reportagens jornalísticas, inclusive na televisão, com alguns prêmios recebidos pela dedicação a esse tema tão disseminado na cultura popular brasileira. Seu primeiro livro biográfico, “Vivencias da Família Andrade Souza na Fazenda Alagoas, foi lançado em 2020 e narra as peripécias e causos ocorridos com seus irmãos durante a convivência na Fazenda Alagoas, zona da Palmeiras, onde nasceram. Seu pai Graciano Nery era da mesma prole dos quatro irmãos que na década de 1930 migraram para as terras que hoje constituem o município de Ipiaú.

*Coluna produzida pelo jornalista José Américo Castro