Giro Ipiaú

Prefeitura de Ipiaú entrega kits alimentícios do PAA para 200 famílias

Foto: Janaina Castro / Decom PMI

Na tarde da última quinta-feira, 3 de agosto, a Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social de Ipiaú, através do CRAS, repassou cerca de cinco toneladas de alimentos, provenientes da agricultura familiar, para 200 famílias em vulnerabilidade social.

A alimentação de qualidade, produzida por 24 agricultores familiares de cinco associações, chega às mesas dessas famílias graças ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), viabilizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e conveniado com a Prefeitura de Ipiaú por meio das secretárias municipais de Agricultura e da Ação Social.

Foto: Janaina Castro / Decom PMI

Os repasses prosseguem quinzenalmente e tendem a contar cada vez mais com alimentos balanceados, a exemplo de frutas, verduras, legumes e outros produtos altamente nutritivos. No ato da distribuição no CRAS se fizeram presentes a Secretária de Ação e Desenvolvimento Social, Rebeca Câncio e o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente (Seama), Poleandro Silva.

Foto: Janaina Castro / Decom PMI

O titular da pasta da agricultura destaca que o PAA é uma das principais políticas de apoio e incentivo a agricultura familiar no Brasil. Por meio dessa iniciativa, agricultores, cooperativas e associações vendem seus produtos para órgãos públicos. Poleandro Silva também explicou que o PAA beneficia dois públicos distintos. “O primeiro são os agricultores familiares que fazem a venda para o Governo Federal e o segundo são as famílias em situação de insegurança alimentar ou nutricional atendidas pela Secretaria de Ação Social que irão receber os alimentos”.

Ao PAA em Ipiaú são destinados recursos na ordem de R$278 mil, que também contribuem com o aquecimento da economia local, mantém o homem no campo, garantindo a qualidade de vida e geração de emprego e renda. A secretária Rebeca Câncio, da Ação e desenvolvimento Social, destacou o empenho da prefeita Maria das Graças em buscar meios que venham atender de forma concreta as pessoas em situação de vulnerabilidade social. *José Américo Castro / Decom PMI