Giro Ipiaú

Prefeitura de Ipiaú estabelece parceria com a Embrapa para realização de análise de solo

Foto: Janaína Castro / Decom PMI

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA) de Ipiaú, Poleandro Silva, esteve nessa terça-feira, 5, na unidade da EMBRAPA -Mandioca e Fruticultura Cruz das Almas, com o objetivo de firmar parceria com a empresa pública, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para a realização de analise de solos da propriedade de agricultores de Ipiaú.

Na oportunidade foram levadas 32 amostras de igual numero de propriedades rurais que fazem parte do Programa ATeG Cacau. Juntamente com o secretário Poleandro estavam nessa visita os técnicos de campo Josivan Monteiro do SENAR (Programa ATeG Cacau) que atende 40 agricultores no município, e Indiana Melo (Programa ATER mulher) que presta assistência a 90 agricultoras familiares de Ipiaú.

O titular da SEAMA/Ipiaú explica que a análise do solo é fundamental para que o agricultor possa diagnosticar as condições do solo tanto químicas como físicas, como os teores nutricionais e acidez, permitindo avaliar a necessidade de calagem, quanto e qual tipo de calcário deve ser utilizado e quais nutrientes devem ser fornecidos por meio de adubação. Poleandro acrescenta que o agricultor que quiser obter mais informações pode procurar a SEAMA, no prédio sede da Prefeitura Municipal de Ipiaú. *José Américo Castro / DECOM PMI