Giro Ipiaú

Embasa continua sendo alvo de reclamações de moradores do Santa Rita, Ubirajara Costa e outros bairros

Foto: Reprodução

Moradores dos bairros Ubirajara Costa, Santa Rita e adjacências, continuam reclamando contra a constante falta de fornecimento de água potável, por meio da Embasa, nestas localidades da cidade de Ipiaú. Eles informam que há meses a empresa estatal justifica que o abastecimento tem sido prejudicado em decorrência do andamento de uma obra no bairro Santa Rita, entretanto, não comunica previamente quando a suspensão ocorrerá e nem quando retornará o fornecimento.

Água usada para lavar roupas é reutilizada

“Famílias com crianças e idosos estão acumulando água em vasilhas e aproveitando a água proveniente da chuva para poder suprir as necessidades do cotidiano, para minimizar os transtornos ocasionados pela ausência de fornecimento por parte da Embasa”, desabafa Vanessa Vieira, moradora do bairro Santa Rita.

Ela acrescenta que ficam vários dias da semana sem cair água e quando o fornecimento retorna a água cai fraca nos tanques e não demora muito o abastecimento torna a ser interrompido. Outro morador questiona: “A conta de água chega todos os meses, é justo pagarmos todo mês o mesmo valor sendo que tem meses que estamos sem o abastecimento regular?”

Tem aqueles que argumentam que o problema vem ferindo os direitos constitucionais da dignidade humana que também tem sido ultrajada com outras ausências de ações céleres e constantes do Poder Público. “Já estamos sofrendo com as ruas esburacadas, lama, poeira por causa da reforma do esgotamento que faz mais de um ano sem conclusão, ainda temos que lidar com falta d’água, é muita humilhação para que exerce o pleno dever da cidadania!

Exemplificando a situação teve um cidadão que exibiu o aviso de cobrança da Embasa referente ao mês de setembro e disse: “A conta de água tá aqui com o mês de setembro no histórico do consumo. Essa conta veio mês passado. Como estão calculando o consumo do mês que não encerrou e estamos sem usar a água corretamente? É necessário investigar”.

Diretor da embasa comenta

Nossa reportagem manteve contato com a diretor local da Embasa/Ipiaú para comentar sobre as denúncias desses moradores. Uallace Oliveira informou que em relação a conta de água, a conta está com a data da leitura atual e a data da leitura anterior. Esse é o período de consumo ao qual a conta 09/2023 se refere. Em relação as outras reclamações, ele afirma que o abastecimento segue sem intercorrências. “Em alguns pontos o abastecimento tem ocorrido durante a noite. Recomendamos que os clientes tenham reservatório suficiente para atender a demanda de consumo da família. Infelizmente alguns imóveis dos locais citados não tem reservatório ou não tem em volume suficiente”, conclui o diretor da Embasa. (Giro Ipiaú)