Nesta semana a Comissão Especial Eleitoral, responsável pelo Processo de Escolha Unificada dos Membros do Conselho Tutelar do Município de Ibirataia, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), recebeu as urnas eletrônicas que serão utilizadas no processo de votação para os candidatos ao Conselho Tutelar. O pleito ocorrerá no próximo dia 1° de outubro, em todo território nacional.
A votação será realizada na Escola Municipal Mariana Andrade Meira, localizada na Rua Belarmino de Souza, n° 3, das 08h às 17h e estarão aptos a votar todos os eleitores do município que estiverem com seus títulos em situação regular. No dia da votação é fundamental que o eleitor esteja portando seu título de eleitor, além de documento oficial com foto.
Em Ibirataia serão eleitos os cinco candidatos mais votados, enquanto os demais serão suplentes. Os escolhidos pelo voto popular terão mandato de quatro anos (2024-2027).
Este ano, em Ibirataia assim como outros municípios, o processo de votação ocorre, mais uma vez, com o apoio da Justiça Eleitoral e pela primeira vez sendo realizado com o auxílio de urnas eletrônicas, que confere ainda mais credibilidade na escolha desses representantes. Com a funcionalidade das urnas eletrônicas, a Comissão Especial Eleitoral do CMDCA de Ibirataia espera que haja um incentivo e uma participação maior do eleitorado. Assim, este trabalho conjunto é fundamental para potencializar o interesse dos eleitores e garantir celeridade a todo o processo eleitoral.