Giro Ipiaú

Coluna Na Mira da Notícia – por José Américo Castro

UM REPÓRTER SEM FRONTEIRAPouco interessa de que maneira ele morreu, o que importa é o que ele fez enquanto viveu. Ítalo de Oliveira Santos, 51 anos, filho do folclórico “Serrotão”, foi uma pessoa do bem. Durante um bom tempo dedicou-se ao jornalismo investigativo, o que lhe exigiu coragem e audácia. Denunciou injustiças e corrupções no periódico Gazeta de Ipiaú que ele fundou e manteve com dificuldade durante um bom tempo. Paralelo ao jornal impresso manteve um site com o mesmo nome. Também fez assessoria de imprensa para a Mirabela, produzindo uma revista que registrou a fase de implantação da mineradora nesta região.

O jornalista Ítalo Oliveira era filiado à ONG internacional, “Repórteres Sem Fronteiras” que defende as suas atividades na crença de que todos tem direito à informação independente de fronteiras, assim como descrito no artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Ultimamente, Ítalo vinha se dedicando à empreendimentos comerciais. Ele foi casado com a fotógrafa Tailuza Mascarenhas e deixa duas filhas.

ABERTURA DA CONFERÊNCIA DE CULTURAA poetisa, atriz e professora Daniela Galdino fará o espetáculo de abertura da II Conferência Municipal de Cultura de Ipiaú, às 19 desta sexta-feira, 29, no auditório do Colégio Celestina Bittencourt. Na oportunidade ela apresentará a performance “CÉU EM SÍ! O espetáculo envolve poesia, performance, audiovisual, música, diálogos… Daniela Galdino é docente da UNEB onde atua na área de literatura e desenvolve projetos de formação em artes integradas. Graduada em Letras pela UESC, Mestre em Literatura e Diversidade Cultural pela UEFS, Doutoranda em Estudos Étnicos e Africanos pela UFBA.

ARTISTA DA SEMANA

O ipiauense Ayam Ubrais Barco é o “Artista da Semana”, do Programa Encontro, apresentado pela jornalista Patrícia Poeta na Rede Globo de Televisão. A exposição das belas telas de Ayan vem sendo exibida como pano de fundo do programa desde a última segunda-feira, 25, e prossegue até sexta-feira, 29, no horário das 9h30 às 10h30. As obras de Ayam Ubrais já foram expostas em diversas galerias nacionais e internacionais, o que comprova o seu talento nas artes plásticas, em suas diversas vertentes, inclusive na xilogravura. Ele também se destaca como cantor, instrumentista, compositor, poeta, escritor e professor. É multimídia. Ayan é filho de Egildo Barberino Matos, já falecido, e da professora Áurea Hohlenwerger, além de irmão do jornalista e publicitário Marcel Hohlenwerger, da agencia Maré.

AVE POR TODA PARTECulminância do Projeto Estruturantes Artes Visuais Estudantis (AVE) da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, a II Mostra de Artes do CETEP/ Ipiaú , denominada de “Ave Por Toda Parte”, envolveu uma exposição de artes plásticas com obras de estudantes do ensino médio. A organização da mostra ficou a cargo da professora Edneide Alves Nascimento Putumuju. Os expositores passaram por várias oficinas e concorreram para representar a unidade no NTE em Jequié.

A obra escolhida tem a assinatura da aluna Nabelly Eduarda e traz o tema “Liberdade”. Este trabalho concorrerá com obras de outras escolas do Território do Médio Rio das Contas. Dessa seletiva em Jequié será tirada a obra que será exposta em Salvador, junto com trabalhos selecionados em outros territórios de identidade da Bahia.

MAIS UM LIVRO DE ALBIONETudo indica que no próximo mês de outubro acontecerá o lançamento de mais um livro do professor e historiador Albione Souza. Desta vez ele traz uma obra de ficção voltada ao publico infanto-juvenil. “Cido, o Pequeno Cidadão”, é o titulo do livro e chega com o objetivo de despertar os jovens para a história local. O personagem e seus colegas são estimulados por um professor, que podemos supor ser o próprio Albione, a pesquisar a história do lugar onde vivem. No decorrer da pesquisa descobrem coisas que os deixam encantados e os estimulam a dar mais valor ao lugar.O livro vem com o selo da Via Litterarum Editora, prefácio do Prof. Wilson Caitano, diagramação de Silvia Kimo e revisão de Soraia Elias. A ilustração é do artista plástico Dante Teixeira e o apoio cultural foi assegurado pelo Mercado DFábrica e Doce Mel. “Conhecer a cultura, a história e os aspectos sociais do ambiente em que se vive são fatores imprescindíveis para se construir uma consciência cidadã. Em “Cido, O Pequeno Cidadão” percebemos todo o propósito de conhecimento envolvido por um sentimento pessoal do autor com uma memória afetiva do seu lugar de origem”, destaca no prefácio da obra o professor e Presidente da Academia de Letras de Itabuna, Wilson Caitano.

LANÇAMENTO NA CÂMARANa noite da ultima sexta-feira, 23, a professora e escritora Elenilda Alves Brandão autografou para um publico eclético o seu livro “O Adolescente Des(Conectado) em Teias de Relação”. A obra decorre de uma tese de doutorado da autora, pela Universidade Católica de Salvador (UCSal). Durante o evento aconteceram pronunciamentos de professores, vereadores, estudantes, escritores e comunidade em geral. Em todas as falas elogios à escritora. Em sua fala, Elenilda homenageou familiares, alunos e colegas de trabalho, em especial as professoras que partiram dessa vida muito cedo, entre estas Elisangela Mendes e Indaira Souza. O momento foi marcado por muita emoção. O novo livro de Elenilda Brandão promete colaborar com produções e debates sobre a influência das TDIC nas inter-relações dos adolescentes.

CASAMENTOSerá na tarde deste sábado, 30 de setembro, na Fazenda Laurena, o casamento de Andressa e Guilherme. Ela, atriz e vocalista, filha de Ademir Andrade Oliveira e Maria Souto Menezes. Ele, nutricionista, filho de Gutembergue Fernandes e Jozinei Fernandes. A cerimônia será celebrada pelos pastores Carlos César Januário e Ronério Dias. Durante a cerimônia os presentes ouvirão uma trilha musical regida pelo Ministro da Música da PIB de Rio Novo, Gustavo Gutemberg. Na recepção estará tocando a Banda Nosso Encontro.

ARTISTAS SERÃO HOMENAGEADOSDentre as personalidades que receberão honrarias da Câmara Municipal de Ipiaú pelos relevantes serviços prestados ao município, estão dois artistas e dois produtores culturais. Os artistas são Herbeth Campos, gênio das decorações aéreas nas festas de São Pedro e outros eventos similares, além das artes plásticas, e o cantor Sikiling (Alvaro Luis) ex vocalista da histórica Banda Joedson e de outros grupos em destaque no cenário musical baianos. Aos dois serão concedidas a Medalha do Mérito da Cultura, por indicações dos vereadores Claudio Nascimento e Robson Moreira, respectivamente.Tadeu Ribeiro e Carlos Alberto Matos (Ral) são os produtores a serem agraciados com honrarias da casa. Por iniciativa do vereador San de Paulista, Ral, receberá a Comenda Altino Cerqueira. O futuro homenageado promoveu espetáculos musicais e esportivos com atrações nacionais, fundou o inesquecível Bloco Funil e trouxe a Escolinha do Flamengo para Ipiaú. Tadeu, por sua vez produziu, junto com Hilduardo Tavares e Dilson Araújo, alguns edições da celebre Festa do Cacau, promove viagens turísticas e colaborou com diversas iniciativas culturais. A ele caberá a Medalha do Mérito da Cultura, por indicação do vereador Naciel Ramos.

TURISMOE novamente a agência Tadeu Ribeiro Viagem e Turismo proporcionou bons momentos de lazer e conhecimento para uma turma e turistas de Ipiaú e cidades vizinhas. O deslocamento foi por via aérea. O tur teve como destino as maravilhas da Serra da Mantiqueira. O grupo de 39 pessoas curtiu o Festival de Flores em Holambra, o Festival do Morango, em Atibaia, assim como manteve contato com as termais Águas de Lindóia, os monumentos de Serra Negra e os atrativos de Monte Sião. Entre os viajantes estavam Marly Ameixa, Adriane, Lilian, Lia Torres, Margarete Barros, Rosemeire Pereira, Antonio Gilton (Gazo) e sua esposa Mara, Damiana Passos, Ioni Panelli, Rita Almeida, Lena Almeida, João Nunes e Helena Pinheiro.

FONTANA DE TREVIEm Serra Negra a turma se encantou com a replica da Fontana di Trevi , um dos monumentos mais belos e conhecidos de Roma. A replica monumental é um importante cartão postal da cidade paulista, sendo é composta por 14 esculturas proporcionais às originais, confeccionadas com moldes de silicone e gesso, e finalizadas com um revestimento em fibra de vidro. Impressiona a arquitetura imponente e a riqueza de detalhes da fonte que à noite é iluminada por 15 projetores no espelho d’água e 40 projetores de luz subaquática nas cascatas, proporcionando uma vista deslumbrante aos visitantes.

MICHEL QUERINONatural de Aurelino Leal, o jornalista e comunicólogo Michel Querino é o atual coordenador de comunicação da Prefeitura Municipal de Ipiaú. Ele vem se destacando na produção de textos e reportagens audiovisuais sobre realizações da gestão da prefeita Maria das Graças. Esse trabalho está alicerçado na sua condição de pós-graduado em Multimídia Audiovisual. O profissional gosta do universo da comunicação, do entretenimento e do teatro. Busca mesclar todas essas coisas em seus trabalhos para deixar sua marca em suas produções. Quer seja na apresentação, no texto, na edição dos vídeos, fotos e na dublagem, que ama fazer em seus canais na internet.

Michel acumula experiências como estagiário de produção na TV Santa Cruz, afiliada da Rede Bahia em Itabuna, e produtor na TVI Itabuna, além de Diretor de Comunicação da Prefeitura de Ibirapitanga, como diretor de comunicação em 2020 e 2021. Chegou no Departamento de Comunicação Social da Prefeitura de Ipiaú em fevereiro de 2022, como diretor. Atualmente está coordenando o setor e realizando diversas atividades, tendo como destaque suas apresentações nos vídeos para as redes sociais. Michel Querino é evangélico e por muito tempo residiu em Itamarati, distrito de Ibirapitanga.

*Coluna produzida pelo jornalista José Américo Castro