Se estendeu por quase quatro horas consecutivas a Audiência Pública Itinerante que a Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) realizou na manhã da última sexta-feira, 10, na Câmara Municipal de Ipiaú, em busca de um caminho para uma saúde mais acessível e resiliente para os habitantes desta região. O evento teve como tema “As Demandas da Saúde na Região do Médio Rio de Contas”, e contou com a participação de um grande público, destacando-se autoridades ligadas ao setor da saúde.
A audiência proposta e mediada pelo deputado Eduardo Alencar (PSD) foi aberta pelo presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Alba, deputado Alex da Piatã (PSD) e integrou uma série de sessões itinerantes que a comissão vem realizando pelo interior do estado com o objetivo de debater a respeito dos problemas recorrentes na área da saúde e fazer os devidos encaminhamentos às autoridades competentes para que providências sejam adotadas.
Além das falas dos deputados Eduardo Alencar, Alex da Piatã, Patrick Lopes, Hassan e Niltinho, também se pronunciaram os vereadores Robson Moreira (Presidente da Câmara Municipal), Claudio Nascimento, Beto Costa, Adreia Novaes, Cleber Gadita, Ivonilton do Bairro Novo, Edson Marques, Naciel Ramos e Orlando Santos. A prefeita Maria das Graças foi representada pela Procuradora Jurídica do município, Isabelle Araújo.
Em seu pronunciamento o presidente da Câmara demonstrou preocupação com a regulação dos pacientes no Hospital Geral de Ipiaú e destacou a necessidade de uma maior atenção para a Fundação Hospitalar de Ipiaú.
O presidente do PSD e Ipiaú, Matheus Menezes, também marcou presença nessa audiência que contou com palestras da Secretária Municipal de Saúde, Larissa Dias, do diretor do Hospital Geral de Ipiaú, Daniel Dias, e da diretora do Hospital Prado Valadares, Ana Paula de Assis. Os palestrantes citaram os avanços obtidos nas respectivas áreas de suas atuações.
O foco em estratégias e soluções inovadoras que possam elevar a qualidade e a eficiência dos atendimentos médicos locais, visando reduzir a necessidade de encaminhamentos de pacientes para hospitais de Jequié e Salvador, foi ressaltado pelo deputado Eduardo Alencar. Ele defendeu a união de todos os deputados em torno da temática, acreditando que, desta forma será traçado um caminho para uma saúde mais acessível e resiliente para os habitantes desta região. *Por José Américo Castro