Giro Ipiaú

Delegação de Ibirataia marca presença na VI Conferência Estadual de Cultura da Bahia

Foto: Divulgação

Ampliar e fortalecer a participação social da cultura foi um dos objetivos da VI Conferência Estadual da Cultura que aconteceu entre os dias 06 e 08 de dezembro, na cidade de Feira de Santana. A etapa estadual foi a culminância de outros momentos como as etapas municipais e as etapas territoriais que, desde agosto, promoveram reflexões e elaboraram propostas para as políticas públicas de cultura no estado.

A Conferência, convocada pelo governador Jerônimo Rodrigues e coordenada pela Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBa), aconteceu no Colégio Estadual de Tempo Integral de Feira de Santana (CETIFS) e reuniu cerca de 1.200 pessoas, entre delegados e delegadas, gestores e gestoras públicos, além de observadores e observadoras. Com o tema “Cultura e Democracia em construção na Terra da Liberdade”, a etapa baiana faz parte da retomada da Conferência Nacional de Cultura, que acontecerá entre os dias 04 e 08 de março de 2024, em Brasília.

Em Ibirataia, a etapa municipal ocorreu nos dias 27 e 28, no Auditório do Colégio José Firmino da Silva, dez anos após a última edição, que foi em 2013. Em números oficiais cedidos pela SecultBa, foi a maior conferência de cultura já realizada no município, contando com a participação de mais de 150 pessoas, elegendo 8 delegados e seus respectivos suplentes para a etapa territorial, o maior número desde a 1ª conferência realizada em Ibirataia, em 2009. Na oportunidade, a Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Dijale Fonseca, foi eleita para representar o município na etapa estadual. Já na etapa territorial, Ibirataia quebrou mais uma vez outro recorde, elegendo mais dois ibirataenses para e etapa estadual, Rosangela Santos e Eduardo Santos.

Durante a conferência, os delegados e delegadas baianas participaram de mesas e debates em torno de seis eixos temáticos: Territorialização, Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do acesso à Cultura, aos serviços e equipamentos culturais e participação social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; Direito às Linguagens, Meios Artísticos e Digitais.

“Nossa cidade retomando o seu espaço de protagonismo na discussão de políticas públicas para a cultura. O maior número de delegados ibirataenses eleitos para a etapa territorial e depois o maior número de delegados para e etapa estadual, dados que refletem a nossa seriedade e compromisso com a cultura de nossa cidade. Fomos bem representados na etapa territorial e tivemos um grande destaque na nossa participação na Conferência Estadual por meio de Dijale, Rosangela e Eduardo”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Marlos Tinoco.

A Conferência contou com a presença de parlamentares, gestores e gestoras públicas, artistas, equipe do Ministério da Cultura, além de personalidades relevantes para o debate cultural na Bahia e no país. O encontro terminou com a elaboração da Carta de Feira de Santana, na qual consta as propostas de políticas públicas eleitas para a cultura baiana e que serão levadas para a etapa nacional.