Giro Ipiaú

Projeto Mão Amiga é contemplado com Projeto Cidadania Digital da mineradora Atlantic Nickel

Foto: Divulgação

Com a finalidade de potencializar ainda mais o trabalho da Associação e Projeto Mão Amiga, a ONG, sediada em Ipiaú, concorreu ao edital social para apoio a projetos da comunidade. A entidade foi contemplada com quatro computadores completos e um retroprojetor para dar continuidade as aulas de informática.

Para participar da seleção foi exigido todas as documentações necessárias devidamente preenchidas e enviadas em anexo para o e-mail do edital junto as inscrições.

O Projeto Mão Amiga entende que as tecnologias digitais da comunicação e da informação (TDIC) se instalaram na vida moderna de modo definitivo e o aprendizado para dominar as mesmas se impõe como uma necessidade a todos os indivíduos que vivem em sociedade. Embora as leis que regulamentam a educação básica brasileira (LDBN 9394/96 e EAC- 1990) regulamente a obrigatoriedade do ensino da informática para crianças e adolescentes brasileiras, a população carente continua à margem da inclusão digital.

Neste sentido, partindo da observação feita por nossa instituição que vem prestando serviços à população carente do município de Ipiaú desde da necessidade de formação digital se propõe a oferecer aulas presenciais com oferecimento dos primeiros passos de informática básica correlacionadas ao desenvolvimento habilidade e consequências direcionadas à área digital, fomentando o aprendizado, a inclusão e a cidadania destes sujeitos.

Assim, o nosso projeto deslumbra em primeira instância o aparato social, pois, visa o desenvolvimento da cidadania digital destes sujeitos; o embasamento pessoal quando busca qualificar crianças e adolescentes para o mundo digital, inclusive construindo bases de qualificação profissional futura e a relevância sociocultural colaborando para a acolhida e visibilidade de crianças e adolescentes que dificilmente poderiam arcar com o custo financeiro de tal modo, o projeto é um instrumento significativo dentro comunidade ipiauense para alcançar o público alvo e potencializar a reintegração, o protagonismo infanto-juvenil e as melhoras sociais almejadas tempo que propicia através das aulas.

“O nosso objetivo é de Propiciar o conhecimento de informática para crianças e adolescentes/adultos de modo a desenvolver competências e habilidades necessárias  a este público, possibilitando a inclusão digital e a efetivação do direito à cidadania. Somos muito gratos a Deus e a Atlantic por ter disponibilizado esses editais para que possamos participar, nossos computadores que outrora foram doados pela empresa LACOinfort estão precisando serem trocados, outros nem servem mais, no momento só gratidão, os alunos do projeto cidadania digital só agradece”, destacou Mônica Souza, coordenadora do projeto.