Giro Ipiaú

SSP indica redução de 6% em homicídios na Bahia em 2023

Foto: Reprodução

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) divulgou, nesta quarta-feira (10), os dados anuais de segurança referentes a 2023, apresentando informações sobre mortes violentas, crimes patrimoniais, prisões e apreensões no estado.

De acordo com o balanço, houve uma queda significativa de 6,3% no número de homicídios, contrastando com um aumento expressivo de 33% nos casos de lesões corporais. O secretário da SSP-BA, Marcelo Werner, ressaltou a influência das facções criminosas na Bahia, citando que, somente em setembro de 2023, cerca de 40 suspeitos perderam a vida em confrontos com as forças policiais. Contudo, essas mortes em confronto ainda não foram incorporadas aos números oficiais do balanço.

Werner enfatizou o comprometimento em combater a ação das facções criminosas, declarando: “As facções criminosas vêm tentando imprimir terror, violência e insegurança em nosso estado, mas a gente não vai permitir.” Ele reforçou a abordagem estratégica, incluindo o fortalecimento da inteligência policial, direcionamento eficaz do policiamento e integração com as forças federais.

Apesar do aumento nas lesões corporais, as mortes violentas apresentaram uma redução notável, passando de 5.166 em 2022 para 4.855 em 2023, de acordo com os registros da SSP-BA. A categoria de mortes violentas inclui homicídios, feminicídios, lesões corporais e latrocínio. O balanço destaca tanto os avanços quanto os desafios enfrentados pelas autoridades na busca por um ambiente mais seguro e pacífico no estado.