Giro Ipiaú

Japomirim: Moradores do Loteamento Paulista expressam preocupação com projeto da prefeitura

Imagem enviada ao GIRO

Moradores do Loteamento Paulista, no distrito do Japomirim, município de Itagibá, estão apreensivos diante dos planos da Prefeitura Municipal de utilizar uma área institucional do loteamento para repartição em terrenos destinados à doação.

Segundo os moradores, a área em questão, a mais baixa do loteamento, é crucial para o escoamento das águas das chuvas, sendo utilizada como ponto de captação. A preocupação dos residentes é justificada, uma vez que manilhas de outras ruas direcionam a água para essa localidade, evitando alagamentos nas residências. Por conta destas preocupações, a comunidade local busca um diálogo com o prefeito Marquinhos.

Imagem enviada ao GIRO

Ao GIRO, um morador, que preferiu não se identificar, expressou a apreensão coletiva ao afirmar: “A preocupação geral dos moradores é como vai ficar aqui quando chover, pois não tem outro lugar para a água escorrer.”

Ainda segundo o morador, uma análise mais aprofundada revela que essa desapropriação pode entrar em conflito com o plano urbano do município de Itagibá. Em um dos artigos desse plano, destaca-se que o parcelamento do solo urbano não será permitido em terrenos situados nos fundos de vale essenciais para o escoamento natural das águas ou abastecimento público. A escolha da área que desempenha um papel vital na gestão de águas pluviais contradiz diretamente essa diretriz municipal.

Imagem enviada ao GIRO

Ao entrar em contato com o administrador do distrito do Japomirim, a reportagem foi informada de que a prefeitura está planejando realizar a limpeza e alargamento do canal. Com a conclusão da macrodrenagem, a administração local acredita que o local ficará mais seguro, proporcionando tranquilidade aos moradores em relação aos impactos das chuvas na região. (Giro Ipiaú)