Giro Ipiaú

Bahia registra terceira morte por dengue

Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (19), a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou o terceiro óbito por dengue no estado. As mortes ocorreram em Piripá e Jacaraci, cidades do sudoeste baiano com o maior índice de incidência da doença. A Bahia conta com 23 municípios em estado de epidemia de dengue. Os falecidos tinham idades de 5, 18 e 87 anos, mas não foram fornecidos mais detalhes sobre os casos.

No período de 1º de janeiro a 10 de fevereiro de 2024, a Bahia registrou 7.355 casos de dengue, o que representa um aumento de 4,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os 23 municípios em estado de epidemia são: Anagé, Belo Campo, Bonito, Botuporã, Brejões, Condeúba, Encruzilhada, Feira da Mata, Ibiassucê, Ibicoara, Ibitiara, Igaporã, Ipiaú, Iramaia, Irecê, Jacaraci, Matina, Morro do Chapéu, Mortugaba, Novo Horizonte, Piripá, Rodelas e Vitória da Conquista. Além disso, outras 20 localidades estão em áreas de alerta.

A epidemia de dengue é caracterizada quando um município registra mais de 100 casos por 100 mil habitantes ao longo das últimas 4 semanas epidemiológicas. Comparado ao mesmo período do ano passado, houve uma redução de 11,8% nos casos notificados na Bahia, totalizando 4.614 casos prováveis.