Giro Ipiaú

Amigos promovem evento beneficente para “Chico do Jornal” que se encontra enfermo

Chico do Jornal está enfermo

Um Bazar Beneficente a ser realizado no próximo domingo, dia 3 de março, na Rua Anísio Melhor, residência de Pompéia Teixeira, tem como objetivo arrecadar verba para custear o tratamento de Antônio Francisco Menezes, o popular Chico Jornaleiro, que se encontra acometido de enfermidades na próstata e rins.

Para que o bazar obtenha o êxito desejado é preciso que a comunidade se mostre solidária doando roupas , sapatos, bijuterias, e outros objetos que possam ser vendidos. Até alimentos poderão ser doados.

Os pontos de coleta já estabelecidos são a Floricultura Cheiro do Campo, com a professora Márcia Sandes, e a Casa de Pompeia, próxima à residência de Chico. Os doadores também podem manter contato com Elionai pelo WhatsApp (73) 98106-7494.

A médica nefrologista Lezith Cerski (Dra. Lezith) já atendeu o paciente que agora necessita ser submetido a uma bateria de exames clínicos para concluir o diagnóstico. A chave do Pix para as doações em dinheiro é 71988546969 e está em nome da Pompeia Maria Teixeira.

Antônio Francisco Menezes, ou simplesmente “Chico do Jornal” mantêm o mérito de ter sido o principal e mais famoso jornaleiro de Ipiaú. No auge da sua atividade que se prolongou por três décadas, era comum observá-lo, percorrendo as ruas da cidade com um volumoso fardo do jornal A Tarde que ia distribuindo aos assinantes e vendendo a habituais leitores.

Sorriso largo, andar apressado, gingado, ele era dado a muito papo: política, esportes, religião, segurança pública, diversão e arte. Um jornal em forma de gente. Nunca teve carteira assinada e muito menos gozou férias, mas nada disso lhe fez esmorecer.

Percorria as ruas, antecipava aos leitores as notícias impressas nos periódicos, manifestava sua opinião e não poupava criticas aos que bem as mereciam.
.
O advento da internet impôs novos hábitos ao público leitor que aos poucos vem abdicando do jornal impresso, e fez com que Chico buscasse alternativas de sobrevivência. Com a idade avançada a doença lhe surpreendeu e deixou sem condições de trabalhar. Ultimamente depende da boa vontade de uma comunidade que sempre lhe admirou, Vamos auxiliá-lo da melhor maneira possível( Giro/José Américo Castro).