Giro Ipiaú

Personalidade Folclórica: Dubreik na ligação de Barra do Rocha com Ipiaú

Foto: Acervo Pessoal

- Por José Américo Castro/Giro Ipiaú

De vez em quando, surgem na Câmara Municipal de Ipiaú algumas figuras inusitadas. Elas acompanham as sessões, gravam as falas dos vereadores e até tentam se colocar no lugar destes. Alguns ficam animados quando os parlamentares mencionam seus nomes, enquanto outros arriscam apartes que não estão de acordo com a ordem regimental.

Invariavelmente, afirmam ser pré-candidatos ao cargo e até disputam eleições. No entanto, os resultados das urnas mostram que há uma distância entre intenção e ação.

Foto: Acervo Pessoal

Natural da zona rural do município de Gongogí e residente na cidade de Barra do Rocha, José Ernesto dos Santos, de 40 anos, mais conhecido pelo apelido de “Dubreick”, é o mais recente e frequente personagem dessa movimentação na câmara legislativa. Ele nunca falta a uma sessão, fazendo o mesmo na Câmara de Barra do Rocha: quarta-feira lá, quinta-feira cá.

Quando está de bermuda, não é permitido que ele entre no Salão do Plenário. Fica do lado de fora, encostado na porta de entrada, observando tudo e acenando para os vereadores para que mencionem seu nome. É uma estratégia de marketing que ele busca.

Após o encerramento da sessão, Dubreik vai para a beira da estrada, onde pega carona de volta para sua cidade. Os caminhoneiros que trafegam durante a noite pela BR-330 o conhecem e o respeitam. Ficam animados quando ele imita o ronco do motor dos veículos ao engatar a marcha de arranque.

Outra característica marcante de Dubreik é sua habilidade na dança. Ele se destaca em todos os ritmos, dublando e se destacando no break, estilo que lhe rendeu o apelido. É versado em break, sofrência, brega, rock, pop e baião.

No break, estilo de dança que carrega a ideologia das ruas, Dubreik se contorce, realiza movimentos acrobáticos e ondulatórios, arrastando os pés e exibindo muitos elementos da cultura hip-hop. Além disso, chama a atenção pelos peidos e bufas estrondosos.

Há rumores de que Dubreik é beneficiário do INSS, mas não há confirmação disso. Sabe-se que quando mais jovem realizava trabalhos temporários, como limpar quintais em Barra do Rocha, fazer carregos na feira e outros serviços para ganhar alguns trocados.

Robson Moreira e Naciel Ramos são os vereadores que Dubreik mais aprecia na Câmara de Ipiaú. Essa preferência se deve ao fato de que eles nunca deixam de mencionar seu nome durante as sessões. Na Câmara de Barra do Rocha, suas preferências recaem sobre Waide, Washington, Xexéu, Valmir, Márcio, Alailson e Pedro Nery, enfim, a maioria do plenário.

Dubreik na Câmara de Ipiaú

Dubreik gosta de fotografar pessoas amigas e estampar suas imagens nas camisetas que veste. Ele fez isso com a foto da vereadora Andréia Novaes, de quem é admirador e afirma conhecer há 14 anos.

Ultimamente ele lamenta o fato de Andréia ter bloqueado seu nome no WhatsApp. “Quero mandar mensagem para ela e não posso”, comenta. Em seguida, pergunta-se: “Será que ela não vai mais falar comigo?”

Eleitor em Barra do Rocha, Dubreik garante que vai disputar uma vaga na Câmara deste município. Sua intenção é defender os interesses da população local.

Entre seus projetos está o de impedir que comerciantes de outros lugares vendam suas mercadorias em Barra do Rocha, pois considera esse direito exclusivo dos moradores da cidade. Outro projeto é indicar a instalação de mais quebra-molas para conter o excesso de velocidade de alguns motoristas, além de aumentar a segurança para prevenir roubos de celulares.

Quanto ao desempenho do prefeito José Luiz, de Barra do Rocha, Dubreik avalia: “Abaixo de Deus, Dr. Zé Luiz está administrando bem. Está cuidando das pessoas, das estradas, pagando em dia, realizando obras, tapando os buracos das ruas, podando árvores e oferecendo serviços para quem precisa. Dos prefeitos que o Rocha já teve, ele é o melhor”.

Na quinta-feira, 7 de março, Dubreik assistiu à sessão da Câmara de Ipiaú, comendo bolachas e rindo dos questionamentos do vereador Lucas de Vavá ao Secretário de Infraestrutura do município.

Durante as “Considerações Finais”, ele insistia para que algum edil citasse seu nome. Como isso não aconteceu, ficou irritado, protestou em voz alta e garantiu que nunca mais voltará àquela Casa Legislativa.

Se picou. Foi embora resmungando, descendo a ladeira da Rua Rio Branco em direção a um posto de gasolina, onde aguardou carona para Barra do Rocha.

Alguns dizem que ele voltará, mas, se isso acontecer, corre o risco de, em protesto, soltar um daqueles peidos que lembrarão as detonações na mina da Atlantic Nickel e que serão capazes de abalar as estruturas do inacabado prédio Santa Paula. É Dubreik, do break, do brega, da sofrencia , do rock, do pop e baião, de todos os ritmos e presepadas. *José Américo Castro / Giro Ipiaú