Giro Ipiaú

Quase metade dos alunos brasileiros não termina ensino fundamental na idade certa

Foto: Pedro Moraes/SECBA

Pouco mais da metade dos estudantes brasileiros conseguem concluir o ensino fundamental até os 15 anos, conforme estabelecido. No entanto, uma pesquisa inovadora da Fundação Itaú revela que 48% dos alunos não conseguiram seguir o percurso regular nessa fase devido a diversos fatores, como reprovação, evasão ou abandono escolar.

Essa pesquisa, baseada em dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), analisou o percurso escolar da geração nascida entre 2000 e 2005, atualmente com idades entre 19 e 24 anos, durante o período de 2007 a 2019. Os resultados foram divulgados nesta segunda-feira (18).

Ao criar o “indicador de regularidade de trajetórias educacionais”, o estudo revelou uma irregularidade generalizada na conclusão da educação básica em todo o país, especialmente entre os alunos de origem mais desfavorecida, incluindo aqueles com deficiência, indígenas, negros e do sexo masculino.

Esse indicador considera como trajetória regular a conclusão do ensino fundamental (do 1º ao 9º ano) em nove anos e todo o percurso educacional em 12 anos, abrangendo os três anos do ensino médio. Este período de conclusão deveria ser acessível a todos os estudantes do país.