Giro Ipiaú

Coluna Na Mira da Notícia – por José Américo Castro

CASAMENTO DE CAROL E MARCELA tarde-noite do dia 30 de março do ano de 2024 fica definitivamente marcada na memória de Carolina Neves e Marcel Hohlenwerger, e dos 150 convidados que compareceram ao Sitio Palmares, no Bairro Antônio Lourenço, para assistir a cerimônia de casamento dessas duas pessoas tão importantes na história contemporânea de Ipiaú. Ele jornalista, publicitário, diretor da Agência Maré, membro de família tradicional de cidade. Ela advogada, administradora de empresas, dinâmica em tudo que se propõe a fazer.

O cenário esteve perfeito para momento tão especial. Pôr do sol dourando o horizonte, reluzindo no leito do Rio de Contas, nas palmeiras que enfeitam a área. Flores, estrelas, trilha sonora harmonizada com a suave brisa. Natureza saudando os noivos. Muita emoção no ar. Muita gratidão de Carol e Marcel por tamanha dádiva. E eles ouviram palavras de sabedoria pronunciadas pelos celebrantes e assumiram o compromisso de continuarem unidos, tornando ainda mais sólida a família que tem no filho Théo, o fruto de um grande amor. Brindaram em louvor à vida! Os convidados aplaudiram, compartilharam o alto astral reinante. A festa seguiu ao som da banda Cupim de Ferro.

DETALHES
O evento foi organizado pelo cerimonialista Danilo Jacques. O jovem Théo Hohlenwerger atuou como pajem e sua prima Luna foi a daminha. As madrinhas posaram junto da noiva e esbanjavam simpatia. O vestido da noiva chamava a atenção pela sua beleza e riqueza de detalhes, tendo o longo véu, em organza e renda, proporcionado leveza e um toque de sublime feminilidade. Muitas celebridades entre os convidados. A memória de Egildo Barberino, pai do noivo, não deixou de ser evocada na ocasião. Foi tudo bonito, magnifico! Vida longa ao casal. Que esta família seja sempre abençoada.

CELEBRANDO UM SÉCULO DE VIDA

No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a senhora Maria de Sá Araújo, mais conhecida como “Nininha”, comemorou o centésimo aniversário da sua existência. A casa na Rua Tomé de Souza, onde mora desde 1947 ficou repleta de parentes e amigos para celebrar o importante acontecimento. Nascida no município de Morro do Chapéu, dona Nininha chegou em Ipiaú quando ainda era criança. Acompanhou cada detalhe da história local e deu sua contribuição no processo de desenvolvimento da localidade.

Seu marido, João Elias Araújo (Dão), era proprietário de uma pedreira que forneceu material para o calçamento de muitas das ruas antigas da cidade. Seus irmãos Francisco Teles de Sá (Chico Gaso), Albertino, Alzira, João e Alfredo Teles de Sá, também contribuíram com esse desenvolvimento. Da união com “Dão”, dona Nininha teve seis filhos: Railda, Rosilda, Ronaldo, Romilda, Risia e Renildes. A descendência se estendeu em nove netos e oito bisnetos.

Dona Nininha é fervorosa torcedora do Flamengo, assiste pela televisão as partidas do time e exercita a boa memória jogando “caça-palavras, hábito que mantém há 20 anos. Evangélica da PIB de Rio Novo, é perseverante na fé, faz diariamente a leitura da Bíblia, alimenta-se adequadamente e de vez em quando exerce seus dotes na arte culinária. É uma excelente fonte de informação da história de Ipiaú. O vereador Claudio Nascimento, junto com sua esposa Janaíra, marcou presença na festa do centenário de dona Nininha e apresentou na Câmara Municipal de Ipiaú, uma “Moção de Parabéns”, pela longevidade dessa figura exemplar.

A LITERATURA DE VÂNIA FAGUNDES
É preciso dizer a Ipiaú e ao mundo inteiro que Maria Vânia Fagundes Ribeiro resolveu liberar seu dom literário que se expressa em poesias e crônicas muito interessantes. A escritora é dona de um estilo leve que se eleva em voos de borboletas, movimento das águas, paisagens ribeirinhas, serras, campinas, orvalhos, algo lírico e arcádico. Vânia vem do movimento cultural que eclodiu em Ipiaú nos anos 70, atiçado pelos ventos do tropicalismo. Esteve em palcos, teatros, festivais, experimentou aventuras, constituiu família, se acomodou. Dois livros estão em preparação, outros virão para mostrar a força de Ipiaú na literatura.

NOVO CINEASTA
Da nova turma graduada em Cinema e Audiovisual pelo Centro Universitário Jorge Amado (UniJorge) consta o nome do ipiauense Domingos Silva Castro (Dan). Antes mesmo de formar ele já vinha atuando no setor como assistente de produção e direção, idealizando roteiros e até participando de cenas em alguns filmes. Podemos dizer que Dan está no caminho para lidar com os mais diversos tipos de mídias contemporâneas.

ANIVERSÁRIO DE DONA MARLY
Dona Marly dos Santos Almeida, proprietária do Shark Lanches, viúva do saudoso Nilton Almeida, inteirou 81 anos de vida no último dia 27 de março. Muito querida pela população de Ipiaú, dona Marly, mantém a aparência jovial e a simpatia de sempre, além da constância no trabalho. Ela é matriarca de uma família honrada, constituída por três filhos: Niltinho, Beto e Adriane; quatro netos: Alexandre, Arthur, Maria Luiza e Maria Nina; e uma bisneta: Cecília, filha de Maria Nina. Na imagem que ilustra esta nota, dona Marly aparece comemorando a nova idade, na companhia da sua nora Nete e do filho Beto.

PARCEIROS DO BEM
Ao longo de quatro anos de existência o grupo “Parceiros do Bem”, de Ipiaú, vem dando exemplos de fraternidade com a prestação de relevantes serviços em favor do ser humano. Sua atuação em Ipiaú e demais cidades da região tem sido difundida nos meios de comunicação através de importantes reportagens. Uma delas foi veiculada na TV Santa Cruz. O principal foco do trabalho da entidade é aglutinar voluntários para a doação de sangue e assim salvar vidas humanas. Realiza mutirões que reúnem dezenas de voluntários para abastecer bancos de sangue, além de fazer doações de cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas, fraudas geriátricas, colchões ortopédicos assim com roupas e alimentos, beneficiando pessoas carentes. Até então já foram realizados nove mutirões que beneficiaram inúmeras pessoas. O mais recente desses mutirões aconteceu no último dia 23 de março, quando mais de 50 voluntários doaram sangue para o banco da Santa Casa de Misericórdia em Itabuna. Quem desejar saber mais informações sobre os Parceiros do Bem é só entrar em contato pelo telefone 7398142-1860.

ENTRELINHAS
Na próxima segunda-feira, 8, estreia o podcast “Entrelinhas”, apresentado por Robson Moreira e Marbelle Azevedo. Os apresentadores prometem histórias fascinantes, reflexões profundas e insights inspiradores. “Será uma jornada de conversas autênticas e significativas, explorando os diversos aspectos da experiência humana”, adianta Robson Moreira, radialista e presidente da Câmara Municipal de Ipiaú. O “Entrelinhas” dá sequência ao programa homônimo que durante meses foi veiculado na emissora de rádio FM Ipiaú, com alto índice de audiência.

TIME DA SAÚDE
Há mais de 30 anos os profissionais da saúde entraram campo, na AABB de Ipiaú, para comemorar mais um aniversário da Associação Baiana de Medicina. Não sabemos o resultado do jogo de futebol, mas conseguimos a imagem e escalação de um dos times. Na foto, da esquerda para a direita (em pé): Wolfran Gonçalves, Leôncio Campos, Cícero, Valnei Pestana, Wanderley, Ubirajara Costa, Thião (goleiro) e Manoel Neto (treinador). Agachados : Aurélio Alburqueque, Marcelo Costa, Aloísio Leite, Deraldino Araújo, Carlos Oliveira e Wagner Figueiredo.

O PRIMEIRO GOL
A rodada inaugural da Arena Municipal Mané Grande envolveu jogos de futebol de varias categorias, inclusive a feminina. A partida inicial foi disputada entre as equipes sub 13 das escolinhas ART D e Driblando o Crak, cabendo a vitória por 1 X 0, ao time da ART D, com um golaço de cabeça do meia Pretros de Souza Santos, 12 anos. O autor do gol histórico reside na Rua Matheus Wagner, Bairro Novo, e é estudante do 7º ano de ensino fundamental no Colégio Celestina Bittencourt. Petrus disse que quando fez o gol sentiu muita alegria porque sonha em ser um grande jogador de futebol e um bom cidadão.

PELÉ E POPÓ
O Rei do Futebol e a filha do Rei do Cacau em uma festa na casa do artista plástico Luis Jasmin, em Salvador, numa certa noite dos anos 70, auge do reinado de ambos. Pelé (Edson Arantes do Nascimento) e Popó (Edinilza Muniz Ferreira) marcaram época e eram muito cortejados. Só pra lembrar: o Rei do Cacau foi lendário Edizio Muniz Ferreira.

AUTORIDADES
“Toda araruta tem seu dia de mingau”, diz o ditado popular. Pura sabedoria! Na tarde do último sábado, 30 de março, o ministro Rui Costa e o deputado Patrick Lopes ganharam mais substância ao posarem ao lado do versátil Nelson Ribeiro dos Santos, proprietário da oficina Remaque, ponto de encontro das linhas gerais. Nelson é autoridade no exercício da sua profissão de consertador de máquinas. O difícil ele diz que resolve na hora, o impossível demora um pouquinho, mas tem um jeito. Por isso o velho mecanógrafo é autoridade e merece ter ao seu lado as outras duas celebridades. O encontro foi no distrito de Japomirim.

PRÉ-CANDIDATOS
Continuamos dando espaço para os pré-candidatos a cargos eletivos em Ipiaú. Agora é a vez de Danilo Silva Almeida e Ednólia Ribeiro, aspirantes à vereadores.

Danilo – fundador e professor da escolinha ART D, projeto que começou em um terreno baldio no bairro Santa Rita, atendendo a 12 crianças e que atualmente reúne mais de 150 jovens. Ele concorrerá pelo Avante e tem como principal proposta o incentivo aos projetos sociais, em especial àqueles voltados aos esportes, sobretudo divisões de base, e com isso a formação de atletas e cidadãos. “Entendemos que um campo de futebol não é só um lugar de jogar bola mas, também, de ensinar respeito valores. No processo de formação de atletas, também formamos cidadãos de bem que tenham bom caráter e respeito e amor ao próximo”, explicou o pré-candidato.

Ednólia Riberio –  funcionária pública, atuando no Ponto Sac Ipiaú é pré-candidata pelo Partido Progressista -PP-. Na eleição municipal de 2020, concorrendo pela mesma sigla partidária obteve 247, montante que lhe deu a condição de suplente da bancada da agremiação. Nólia já atuou na Secretária de Ação Social, no setor do “Bolsa Família”, e vem militando na política desde os tempos de Miguel Coutinho. Também tem atuação nas áreas da saúde e defesa dos animais. Dentre outras propostas que pretende apresentar na Câmara consta a implantação da política pública de manejo populacional de cães e gatos, através da esterilização desses animais por meio da castração.

*Coluna produzida pelo jornalista José Américo Castro