Giro Ipiaú

Coluna Na Mira da Notícia – por José Américo Castro

LAÍSA ENERGETICAMENTE EM PELE CRUA

Os espetáculos musicais resultantes do edital “Virada Cultural 90 anos de Ipiaú”, com recursos provenientes da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, e viabilizado pela Secretaria Municipal de Cultura, foram excelentes. Cada um, ao seu estilo, comprovou que nossa cultura continua efervescente e produzindo um caldo de muita sustança. Dentre todos me pareceu que o mais energético foi o show “Pele Crua”, da versátil cantora Laíisa Eça. Ela fez o público vibrar com um repertório eclético, temperado com ardentes pitadas de rock n’rool. Cantou sucessos de Gal Costa, Rita Lee, Elza Soares, Novos Baianos, além de musicas de compositores locais e regionais. “Suplica Cearense”, a emblemática composição de Gordurinha e Nelinho, ganhou na voz de Laíse uma versão sensacional.

O espetáculo marcou a estreia da vocalista em carreira solo e o lançamento ao vivo das cinco canções do EP “Pele Crua”, música de autoria de Marcel Hollenweger, que vem fazendo sucesso nas redes sociais. Nessa apresentação na Praça Rui Barbosa, dia 23 de março, Laísa Eça esteve acompanhada dos músicos Victor Santana (bateria), Ismera Rock (guitarra), Sussa (baixo), Thainê Calheira (teclados) e Allan Eça (backing vocal). No final deste mês de abril acontecerá o lançamento do videoclipe de “Salto ao Por do Sol”, dirigido e produzido pelos cineastas ipiauenses Edson Bastos e Henrique Filho que também assinam a produção executiva do EP, gravado no estúdio Canoa Sonora, em Ilhéus, e masterizado pela ForestLAB Music (RJ). Fotos: Anderson Costa

LIVROSTambém resultante do edital “Virada Cultural 90 anos de Ipiaú”, o livro “RIO NOVO DA BAHIA”, da autoria de Protógenes Jaqueira, vem obtendo o êxito desejado pelos seus organizadores: Maria Emérita Jaqueira Fernandes (Mel) e Paulo Andrade Magalhães. Desde o lançamento na Praça Rui Barbosa, quando teve a sessão de autógrafos, a obra vem sendo requisitada pelo público leitor e parece que vai ser adotada pela Secretaria Municipal de Educação para que os alunos da rede municipal de ensino possam tê-la como boa fonte de pesquisa da história local. Não demora muito uma segunda edição.

“CELULAR, POR FAVOR, SEJA MEU AMIGO: diálogos sobre os usos e abusos do celular com adolescentes e pessoas de todas as idades” , é o segundo livro da Profª Dra. Elenilda Brandão, já em circulação na região de Ipiaú. A obra, publicada pela editora Litterarum, tem cerca de 70 páginas e algumas ilustrações. Traz uma discussão descontraída sobre a super conexão dos pré-adolescentes, adolescentes, incitando importantes reflexões sobre possíveis causas e consequências acerca do problema.

O material ainda sugere algumas ações baseadas na tese da autora, dados científicos, filósofos e profissionais da saúde, que podem conduzir à utilização responsável, ética e reflexiva do aparelho, sempre com o propósito de melhorar a vida dos sujeitos, não o contrário. O livro é de suma importância para pais (inclusive de crianças), educadores e todos que vivem neste mundo digital. ‘Celular, Por Favor , Seja meu Amigo”, custa R$ 29,90 e está à venda na loja Karlos Modas, em Ipiaú, e pelo pelo zapp.(73) 988391701.No dia 26 deste mês, será lançado na Bienal do Livro, em Salvador.

CURSO DE CINEMA
“A Jornada do Cineasta Independente – Da Concepção à Distribuição”, é a capacitação que os facilitadores Edson Bastos e Henrique Filho estarão ministrando em Ipiaú no período de 1º a 5 de maio, em atendimento ao edital Cine Eden, da Lei Paulo Gustavo. Serão disponibilizadas 20 vagas e as inscrições estão abertas pelo link : https://forms.gle/ecFuZuidicde6Kuk8

Os dois ministrantes são naturais de Ipiaú e administradores empresa Voo Audiovisual, voltada para dar soluções na área de Cinema, Vídeo e TV, além de planejar e produzir eventos direcionados à Cultura e ao Audiovisual. No currículo da dupla constam diversos filme e documentários que ganharam projeção nacional e internacional, obtendo importantes premiações. Eles estão sempre conectados com as novas tecnologias e por isso utilizando equipamentos de ponta. O curso terá uma carga de 40 horas.

ARAUTOS DO REI EM IPIAÚNo próximo dia 5 de maio, às 19 horas, acontece na Praça de Eventos Álvaro Jardim, uma apresentação do quarteto vocal cristão Arautos do Rei. O que repertório tem foco na música sacra. O espetáculo celebra os 25 anos da Associação Bahia Sul, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ipiaú, através da Secretária de Cultura. O grupo tem origem nos Estados Unidos e ganhou sua primeira formação brasileira no ano de 1962. Desde lá experimentou muitas formações e gravou dezenas de discos. Atualmente o “Arautos do Rei“ conta com os seguintes participantes: Fernando Santos (1º Tenor) , Fernando Menezes (2º Tenor), Éder Ferreira (Baritono), Robson Souza (Baixo) e o pianista Jader Santos.

NETO PALMA

O Secretário de Planejamento de Barra do Rocha, Jurandy Neto, carinhosamente conhecido como Neto Palma, tomou a decisão de se afastar de suas responsabilidades nesta sexta-feira, dia 5 de abril, com um propósito claro: concorrer a uma posição na Câmara de Vereadores. Esta não é uma novidade para Neto, que já ocupou diversos cargos públicos ao longo dos anos, incluindo a Secretaria de Governo durante a gestão da ex-prefeita Vera Lúcia.

Neto, um aliado de longa data do prefeito José Luiz, está determinado a utilizar toda a sua experiência em administração pública para melhor servir aos seus concidadãos no poder legislativo. Sua dedicação e comprometimento são amplamente reconhecidos, e sua candidatura promete trazer uma perspectiva valiosa e uma abordagem sólida para os desafios enfrentados pela comunidade de Barra do Rocha.

POSSE NA FENACAB
O Babalorixá Manoel de Jesus Flores de Campos (Tata Ryá N’ Oyá Talander), sacerdote do terreiro Ilê Banloiá Oderan, nação Krtú, foi empossado como coordenador da Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro (FENACAB) nos municípios de Ipiaú e Ibirataia. A solenidade de posse aconteceu na noite da ultima sexta-feira, 12, no Salão do Plenário da Câmara Municipal de Ipiaú e foi conduzida pelo representante regional da Fenacab, Jailton Gomes (Pai Jai de Logum Edé). Os vereadores Robson Moreira e Claudio Nascimento, assim como a Diretora de Cultura do Município, Roberta Arruda, foram convidados para compor a mesa e se pronunciaram.

O povo de santo de Ipiaú e circunvizinhança lotou o salão do plenário para acompanhar a cerimônia. Os ataques soaram em saudações. Também fizeram parte da plateia a ex-vereadora Margarete Chaves, seu esposo Pery, e os pré-candidatos a prefeito Matheus Menezes e Rodrigo Machado, além de populares. Dentre outras ações que o coordenador empossado pretende desenvolver ao longo da sua atuação constam: organização e mapeamento dos terreiros e afins; qualificação dos babalorixás e ialorixás; conscientização do lugar e espaço que cada um deve ocupar no culto; criação de equipamentos para realização de oficinas artísticas e artesanais; combate à intolerância religiosa e ampliação da filiação à Fenacab.

FOCO EM LIBRASDia 24 de abril de 2024 comemora-se 22 anos do direito a comunicação para os sujeitos surdos, assegurado pela Lei n° 10.436. Dentre esses direitos consta a Linguagem Brasileira de Sinais(LIBRAS), que viabiliza mais acessibilidade na comunicação para portadores de tal deficiência. A comemoração se estenderá com a realização da “Semana Foco em Libras”, que em Ipiaú será promovida conjuntamente pela Associação de Interpretes do Sul da Bahia((ASSISBA) e Câmara de Dirigentes Lojistas( CDL). Dentre as atividades programadas para o período consta uma palestra com o tema: “As Dissonâncias na Vida do Surdo e o Papal da Sociedade”, que será abordado na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Ipiaú, , dia 18, às 20 horas, pela advogada Itana Marinho e a professora surda Crisliane Sampaio.

JOÃO E RITAEm momento social o médico veterinário João Hildebrando Vieira Rezende e sua esposa a fonoaudióloga Rita de Cássia. Ele é filho do saudoso Hildebrando Nunes Rezende, político carismático que por duas vezes foi prefeito de Ipiaú, como o apoio de Euclides Neto. Ela é irmã da inesquecível atriz Nicete Bruno. Dizem os antigos que João está cada vez mais parecido com seu avô Isidro Rezende, patriarca da família e ex-proprietário da área que hoje engloba a Fazenda do Povo.

DESCENDENTES
A imagem traz um momento de lazer de quatro descendentes de José Muniz Ferreira, prefeito de Ipiaú no período 1952/55. Popularmente conhecido como Juca Muniz, o antigo gestor realizou importantes obras de infra-estrutura nesta cidade, fez a primeira reforma da Praça Rui Barbosa e entrou definitivamente na história local ao ter seu nome colocado em uma das ruas desta cidade. Herdeiro do seu nome e do apelido, bem como do interesse pela política, o neto José Muniz Ferreira Neto (Juca)é o atual vice-prefeito de Ibirataia e se coloca com pré-candidato à prefeito deste município, pelo Avante. No primeiro plano da foto está o jovem Juca, nas laterais suas tias Jalva e Joalva, filhas do velho Juca, e ao fundo na cabeceira da mesa posiciona-se Jan, irmão de Juca e coordenador do setor de licitações da Prefeitura Municipal de Ipiaú.

PRÉ-CANDIDATOS EM IPIAÚ
Ednaldo Santos Reis e Uelton Moreira Souza são pré-candidatos a vereador. Respectivamente concorrerão pelo Avante e Republicanos. EDY REIS, como é mais conhecido o pré-candidato, é servidor público municipal, diretor do Sindicato dos Servidores Municipais de Ipiaú (Semip) e compõe a equipe de Vigilância Sanitária do município. Exerceu funções internas na Prefeitura de Ipiaú, no antigo PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador, no NIS – Núcleo de Informação da Saúde, atuou como Agente de Proteção da Criança e do Adolescente, e por 15 anos foi cedido pelo municipal para prestar serviços no Tribunal de Justiça da Bahia, nas Varas crime e cível da Comarca de Ipiaú. Vai marchar com a pré-candidata Laryssa Dias do grupo político liderado pela Prefeita Maria das Graças. No elenco das propostas de Edy Reis destaca-se a implementação de políticas públicas voltadas à população carente, com ênfase na saúde, educação e serviços sociais. Edy Reis é sobrinho do ex-vereador João Manga que exerceu alguns mandatos na Câmara Municipal de Ipiaú, militava pelo antigo MDB e tinha como principal reduto eleitoral a Avenida São Salvador.

Evangelista da Igreja Universal do Reino de Deus, o vendedor UELTON MOREIRA, 29 anos, é natural de Dário Meira, mas desde criança mora em Ipiaú. Foi feirante, trabalhou em diversas empresas e é formado em Administração. Defender o fortalecimento da fé cristã e da família, assim como desenvolver ações solidárias, fundamentadas na fraternidade, são algumas das suas principais propostas, Ele entende que o ingresso na política vem em atendimento a uma missão que lhe foi dada por Deus.

ASSIM SERÁ!
A prefeita Maria das Graças vem investindo firme para que Ipiaú continue uma “Cidade em Desenvolvimento”. São inúmeros os investimentos neste sentido. Ela não para de trabalhar. Com recursos próprios do município teremos brevemente o Mercado da Economia Criativa Cleraldo Andrade, na Praça Salvador da Matta, no histórico prédio onde funcionou o antigo Marcado Municipal de Ipiaú. A denominação é uma justa homenagem ao saudoso empresário e deputado estadual que tanto fez por Ipiaú.

A obra está orçada em R$ 2.537.080,28, e contará com Praça de Alimentação , lojas para artesanato, quiosques, playground, palco para eventos culturais, sanitários e muito mais, tudo climatizado. Pelo leiaut do projeto temos uma idéia de como ficará o equipamento da economia criativa que se origina em atividades, produtos ou serviços desenvolvidos a partir do conhecimento, criatividade ou capital intelectual de indivíduos com vistas à geração de trabalho e renda.

CIDADÃO DE JEQUIÉ
Pela unanimidade dos seus vereadores a Câmara Municipal de Jequié aprovou o Projeto de Decreto Legislativo que concede o Título de Cidadania ao radialista e jornalista Manoel Sebastião Souza de Andrade.A proposta foi apresentadas pelo vereador Márcio Oliveira Melo (Marcinho). Natural de Ipiaú, Souza Andrade está radicado em Jequié desde 1993, e atua na emissora de rádio Jequié FM. Teve passagens por outras emissoras da cidade e na sucursal local do jornal A TARDE. Junto com o fotojornalista Zenilton Meira ele criou o segundo blog informativo de Jequié. Em Ipiaú trabalhou na Radio Educadora e fundou, com o repórter Márcio Martins, o Jornal Popular, cuja periodicidade foi efêmera. *Coluna produzida pelo jornalista José Américo Castro