Giro Ipiaú

Edifício Santa Paula está à venda? Será revitalizado? O GIRO buscou respostas

Foto: Giro Ipiaú

Acende mais uma luz no fim do túnel, ou melhor, no alto da torre. Reacende a esperança de que o inacabado prédio do Edifício Santa Paula, possa ser concluído e venha cumprir a função social para a qual foi projetado. Não se precipitem em otimismos. Por enquanto tudo está no campo da especulação. Em vezes anteriores a possibilidade foi levantada, mas não foi concretizada.

Desta vez o assunto voltou à tona a partir do momento em que foi veiculado nas redes sociais um anúncio dando conta de que o prédio está à venda por R$ 5 milhões. A reportagem do GIRO manteve contato com o proprietário majoritário do prédio, Alex Muniz Ferreira, e este comprovou a veracidade do anúncio, entretanto, informou que foi procurado por alguém da dita corretora que lhe perguntou se vendia o imóvel. A resposta foi positiva e o valor estimado para a eventual venda foi R$ 5 milhões. Daí a origem do anúncio.

Foto: Giro Ipiaú

Até então, ao que parece, nenhum comprador apareceu. De acordo com Alex Muniz, o prédio sempre esteve à venda, desde a sua construção, há 45 anos. A ideia era vender os apartamentos. Propostas devem ter aparecidos, mas talvez não tenham sido interessantes financeiramente.

Ao longo do tempo, sem o devido acabamento, prédio de nove andares, cada um com dois apartamentos, medindo 135 metros quadrados, dotados de três quartos, suíte e outras dependências, tornou-se numa espécie de cartão postal negativo da cidade. Motivo de piadas, gozações, vergonha para os mais bairristas.

Revitalização

Perspectiva de uma revitalização

A luz que se acendeu não é tanto pelo anúncio nas redes sociais, e sim pela vontade de um grupo que está interessado em atualizar a obra, verificar a garantia da mesma e toda a situação em que ela se encontra, para que possa retomar a sua conclusão.

Um engenheiro que faz parte do grupo que levantou a bandeira da revitalização assegurou que tecnicamente o prédio encontra-se estável e tem qualidade excelente de construção, no entanto, por falta de condições financeiras o projeto foi interrompido.

A perspectiva da obra foi apresentada ao GIRO pelo engenheiro. Este profissional, disse que uma segunda perspectiva vem sendo desenhada e ficará bem mais bonita e detalhada. Só nos resta esperar no que vai dar. *GIRO/José Américo Castro