Nós só temos três certezas na vida: a morte, os impostos e a ação de golpistas tirando vantagem de lançamentos populares na internet. Aproveitando a empolgação dos fãs de empresas como Apple, Samsung e Google, aguardando ansiosamente o anúncio de novos modelos de smartphones, os cibercriminosos ficam à espreita para proveito da situação e lhes roubar informações pessoais ou dinheiro por meio de phishing e golpes variados.
Como se prevenir? Veja mais de perto como esses golpes funcionam e algumas dicas essenciais para ajudar você a se manter seguro ao comprar seu próximo celular na internet.
Como os golpistas operam
Os criminosos costumam adotar medidas clássicas para atacar as vítimas. As principais estão destacadas abaixo.
Sites de phishing e lojas falsas
Os golpistas geralmente criam réplicas convincentes de páginas reais de comércio eletrônico ou de lojas oficiais de marcas para enganar os consumidores. Esses sites de phishing são projetados para parecer quase idênticos aos reais, fazendo uso de logotipos, imagens e descrições de produtos bastante realistas.
A diferença central são normalmente os preços, que se apresentam muito mais baixos que o usual, e o uso de alertas de “oferta por tempo determinado” para criar um senso de urgência. O objetivo é fazer com que os usuários insiram o mais rápido possível suas informações pessoais, como detalhes do cartão de crédito, para que os golpistas possam usar em atividades fraudulentas ou venderem na dark web.
Golpes de pré-venda
Durante os grandes lançamentos de smartphones, há sempre uma corrida para conseguir o novo modelo antes de todo mundo. Os golpistas exploram isso ao configurar páginas falsas de pré-venda, alegando oferecer acesso antecipado exclusivo aos celulares mais recentes.
Eles podem até pedir um pequeno depósito para garantir o pedido, fazendo com que a transação pareça mais legítima. Infelizmente, depois de receber o pagamento, esses golpistas desaparecem, deixando as vítimas sem seu dinheiro ou o aparelho que estavam ansiosamente aguardando.
Anúncios em redes sociais
Outra estratégia comum é usar plataformas de rede social para anunciar ofertas “boas demais para ser verdade” de novos celulares. Trazendo histórias convincentes (como a desculpa de estar vendendo um presente indesejado), esses golpes costumam se valer de avaliações ou depoimentos falsos para promover certa credibilidade.
Uma vez captada a atenção da vítima, o golpista exige o pagamento por métodos não reembolsáveis, como transferências bancárias ou mesmo PIX, o que torna quase impossível recuperar o dinheiro após a transação fraudulenta.
Como se proteger ao comprar um novo celular online?
Diante dessas ameaças é melhor se prevenir. Mas como? Abaixo estão algumas dicas de ouro para evitar cair em golpes ao adquirir seu novo aparelho na internet.
- Use uma VPN. Um usuário iniciante vai perguntar “para que serve VPN”. A resposta é simples: ela criptografa a conexão do usuário e, assim, protege seus dados pessoais durante suas compras online. Com isso, é possível garantir uma experiência mais privada e segura, mesmo quando for navegar em redes públicas de Wi-Fi.
- Verifique a autenticidade da página. Antes de fazer uma compra, é recomendável sempre verificar se o site é seguro e confiável. Possíveis indicadores de conexão segura são um símbolo de cadeado na barra de endereço, o clássico “https://” na URL e, claro, a integridade do domínio acessado. Desconfie de qualquer site que tenha um nome ligeiramente alterado ou variações de grafia de uma marca legítima (aple.com, por exemplo, não é claramente o site oficial da Apple).
- Evite ofertas boas demais para ser verdade. Os golpistas apostam na isca de grandes ofertas para atrair suas vítimas. Se o preço de um celular novo for significativamente menor do que em sites confiáveis, a oferta provavelmente é um golpe. Sempre compare preços com vários varejistas confiáveis e, se uma oferta parecer boa demais para ser verdade, ela provavelmente é.
- Fique de olho nas avaliações e na reputação do vendedor. Sempre confira as avaliações e a reputação dos vendedores na plataforma onde você está fazendo suas compras. Mantenha o ceticismo se o vendedor tiver pouco ou nenhum feedback, ou se tiver um volume anormalmente alto de avaliações positivas em um curto período. As chances de ele ser um golpista são altas.
- Atente-se aos sinais de alerta. Preste atenção a erros gramaticais e imagens de baixa qualidade nos sites ou mensagens vindas de vendedores. Esses são indícios comuns de que a página ou oferta não é legítima.
Após grandes anúncios de lançamentos, os golpistas ficam à espreita para atacar consumidores desavisados. Para sua segurança, siga os conselhos acima e mantenha-se vigilante e cético.