Neste domingo, 23 de junho, véspera do dia de São João, auge dos festejos juninos, o empresário Afeniz Bonina Nascimento completa 80 anos de existência. São oito décadas bem vividas, cheias de momentos importantes e sentimentos nobres. Tempo de recordar e concluir que valeu a pena.
As dificuldades foram superadas pela perseverança de triunfar, obtendo a pedra angular do sucesso. A compreensão e a paciência foram necessárias no prosseguir da caminhada. Afeniz semeou o bem e vem colhendo as flores da felicidade.
Parentes e amigos estarão reunidos na celebração do 80º aniversário desse ser humano nascido em Coaraci e criado em Ipiaú, onde chegou ainda criança com seus pais, Edmundo Carneiro do Nascimento e Maria Bonina do Nascimento.
Boa parte da sua juventude foi vivida na Fazenda Oriente, propriedade do farmacêutico Waldemiro Santos, fundador da memorável Farmácia Bahia.
Com a idade de 18 anos, o jovem Afeniz pensou em ir para Brasília, onde decerto encontraria emprego e seria mais um dos candangos na obra de construção da bela capital do país. Isso não aconteceu por intervenção de Dr. Waldemiro, que de imediato o agregou ao quadro de funcionários da Farmácia Bahia, permanecendo ali por 18 anos consecutivos.
Nesse tempo, Afeniz esteve ao lado de Jacy Barreto, Raimundo Cerqueira, Antonio José dos Santos, Belená Silva Costa e outros históricos funcionários do estabelecimento.
Na data de 15 de julho de 1972, aconteceu seu casamento com Georgina Lopes Nascimento, filha do fazendeiro Manoel Lopes. O casal não teve filhos biológicos, mas encontrou a grandeza da adoção. Criou dois sobrinhos: Geovani e Rodrigo, sendo este graduado em administração de empresas.
A experiência e o tino comercial adquiridos na Farmácia Bahia alicerçaram a vocação empresarial de Afeniz. No ano de 1979, já estava à frente da Farmácia Bonina, um sonho que se tornou realidade com o apoio de Valmir Vieira Santos, pessoa que ele tem na mais alta amizade e considera como irmão.
A Farmácia Bonina na Rua Dois de Julho prosperou e contribuiu para a implantação de outros empreendimentos neste segmento empresarial.
Em 1985, Afeniz inaugurou a Farmácia Rui Barbosa, na praça do mesmo nome. O empreendimento gerou muitos empregos, boa parte dos quais para parentes do proprietário. Houve um tempo em que o estabelecimento contou com 15 funcionários. Atualmente, são sete.
Na sequência, veio a Farmácia Santo Antonio, na Avenida Getúlio Vargas. Formou-se a rede empresarial que muito contribuiu com o fortalecimento do comércio de Ipiaú. Em 2012, ao completar 50 anos nessa atividade comercial, tanto como empregado quanto como empregador, Afeniz resolveu diversificar, buscar alternativas de vida.
Retornou ao convívio com o campo, embora não descuide da farmácia e nem da frequência na Loja Maçônica, onde ingressou em 1982 e está no grau 18.
Na Fazenda Renascer ele cria gado leiteiro, equinos, aves e outros animais. Faz cavalgadas, curte a natureza, renova-se. O imóvel fica no município de Itagibá, bem próximo do distrito de Japomirim.
A curta distância de Ipiaú facilita os deslocamentos diários até o sítio. Dorme nesta cidade e bem cedo já está no campo, alimentando as galinhas e demais aves, acompanhando a ordenha, admirando as belezas silvestres.
Octogenário, Afeniz Bonina Nascimento sente-se feliz e realizado. A noite de São João é ocasião de comemorar o aniversário do seu nascimento, ocorrido no ano de 1944. É momento de se reunir com familiares e amigos, recordar, festejar, celebrar a divina dádiva da vida.
Feliz Aniversário, meu amigo. Saúde, paz, prosperidade e longevidade. Aproveite tudo que lhe é de direito. Novos sonhos se tornarão realidade.
*Por José Américo Castro