O Centro Espírita Beneficente União do Vegetal – Núcleo Amor Divino realiza nesta sexta-feira, 19, no Salão do Plenário da Câmara Municipal de Ipiaú, uma solenidade em alusão ao Dia Municipal da Paz e da Conciliação, instituído no calendário do município através da Lei n.º 2.355 de 08 de fevereiro de 2019, para ser comemorado na data de 22 de julho de cada ano.
Neste ano de 2024 a celebração pública da data foi antecipada para esta sexta-feira. A proposta visa estabelecer uma alternativa para a sociedade, e principalmente aos jovens, no sentido de contribuir para o estabelecimento de uma cultura de paz e conciliação. A busca é por um estado de justiça e felicidade coletiva.
Outros municípios brasileiros também comemoram o Dia da Paz e da Conciliação, em decorrência de iniciativas de deputados estaduais e de vereadores como uma referência a criação da União do Vegetal (UDV) pelo baiano José Gabriel da Costa, em 22 de julho de 1961. A UDV é uma religião de fundamentação cristã.
O principal objetivo da data é para que ela possa servir como um período de preparação ao dia 1º de janeiro, quando se comemora o Dia da Confraternização Universal.
A relação entre o Dia da Paz e da Conciliação (22 de julho) e o da Confraternização Universal (1º de janeiro) está em que a conciliação é o momento anterior e indispensável à confraternização entre os povos.
É também uma atitude que auxilia praticar o ensinamento de Jesus Cristo no sentido de “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”. ( José Américo Castro)