Considerada por muitos a estação mais bonita do ano, a primavera teve o seu inicio comemorado em Ipiaú com a beleza da Feira de Flores de Holambra. O evento promovido pelo Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (UDV) acontece na Praça Rui Barbosa, desde o último sábado, 21, e prossegue até o próximo domingo, 29 de setembro.
Na feira estão disponíveis várias espécies de flores e outras plantas, ornamentais e frutíferas, que encantam os visitantes e podem ser adquiridas por preços especiais, bem abaixo do que é mercado convencional.
Roseiras de diversos tipos, inclusive as mirins e do deserto, orquídeas, crisântemos, antúrios, gérberas, palmeiras, samambaias, jibóia, peperômias, crisântemos, mini cactos além de ervas aromáticas como hortelã, manjericão, arruda, azaléia e outras tem atraído os apreciadores que podem encontrar opções a partir de R$ 4,00.
Todas as plantas vêm com recomendações sobre a quantidade de incidência de luz que podem receber, além de orientações sobre os cuidados necessários. Também estão disponíveis os insumos necessários para o cultivo. Esta é a segunda vez que Ipiaú recebe a famosa feira.
Holambra é uma cidade do interior do estado de São Paulo, que foi colonizada por imigrantes holandeses. Na década de 40, após a segunda guerra mundial, alguns imigrantes receberam terras do estado brasileiro e trouxeram os primeiros bulbos e sementes, iniciando a produzir as primeiras mudas, transformando a cidade na maior produtora de flores e plantas ornamentais da América Latina. De Ipiaú a feira vai pra cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano. (Giro/José Américo Castro)