Giro Ipiaú

Edson Gomes volta à Ipiaú para trazer a boa mensagem do reggae

Cantor se apresenta neste sábado em Ipiaú

“Reggae é resistência. É paz, paciência e conexão com as forças do bem. Apesar dos empecilhos tínhamos certeza que tudo ia dar certo, pois Jah está no comando”. O desabafo é do músico e presidente da Associação da Cultura Reggae do Médio Rio das Contas que muito lutou para a realização do show de Edson Gomes que acontecerá neste sábado, 28, na Praça de Eventos Álvaro Jardim , numa realização da Prefeitura Municipal de Ipiaú, através da Secretária de Cultura, Esportes, Turismo e Eventos, em comemoração ao Dia municipal do Reggae.

O espetáculo integra a 6ª Edição do Encontro de Raízes, idealizado por Marcio Barreto e com a tradição de já ter proporcionado ao público de Ipiaú e região encontros com grande nomes do reggae nacional, a exemplo da Tribo de Jah, banda maraense liderada por Fauzi Beydoun, e do multiinstrumentista Amani Kush.

Além de Edson Gomes o show contará com a participação das bandas locais Leões de Jha que tem como vocalista e fundador o próprio Marcio Barreto e as bandas Roots Lion, Raiz Negra, de Jequié, e Legionários do Reggae, de Itagi. Com isso teremos um grande festival desse gênero musical.

Edson Gomes no início da carreira

No inicio da sua carreira profissional, entre o final da década de 80 e 90, Edson Gomes esteve algumas vezes em Ipiaú. A primeira delas foi no Circo Rapatição, armado ao lado do prédio da Prefeitura municipal. Quem viabilizou essa apresentação inédita foi viabilizada por Gilmar Santana, com apoio da Prefeitura Municipal, então administrada pelo prefeito Miguel Coutinho. A gestão cultural estava a cargo do secretário João Cleber.

Acompanhado de Tin Tin Gomes, Nengo Vieira, Júlio Santana, Valéria e América Branco, dentre outros artistas, o artista baiano em inicio de ascendente carreira também se apresentou no Ginásio de Esportes Cleriston Andrade, sendo dessa vez por meio de uma produção do saudoso Zé di Assis, vocalista e fundador da banda Roots Lion.

A história de Edson Gomes tem a ver com a história do reggae em Ipiaú. O espetáculo deste sábado na Praça Álvaro Jardim, promete muita vibração e recordações. O artista estará acompanhado da Banda Cão de Raça que dentre outros músicos conta com Jeremias e Isaque Gomes, filhos de Edson, e o jovem guitarrista Adson.

Márcio Barreto – presidente Associação da Cultura Reggae do Médio Rio das Contas

Repetindo frase de Jeremias Gomes, Marcio Barreto conclui suas informações ao Giro dizendo : “O reggae é um agente da paz! Essa música tem o papel de conscientizar as pessoas, mostrando que é possível viver de maneira positiva”. (Giro/José Américo Castro)