Giro Ipiaú

Por que o Brasil está preparado para adotar a tecnologia de IA com muita velocidade

A revolução tecnológica pela qual estamos passando faz com que seja fundamental inovar e se manter na vanguarda para aproveitar as melhores oportunidades. E a maior inovação tecnológica do momento é a Inteligência Artificial, ou apenas IA. Como já era de se esperar, a adoção no Brasil foi bastante rápida.

Mas, por que será que a adoção foi tão rápida no Brasil? Quais são os fatores que fazem do nosso país um dos principais mercados para tudo que é voltado para tecnologia. Bem, é sobre isso que nós vamos falar neste artigo. Se você quer saber mais sobre a relação do brasileiro com a tecnologia e os motivos que nos fazem ser pioneiros, continue a leitura!

Fonte: Unsplash

Os brasileiros e a tecnologia

Embora o desenvolvimento tecnológico não seja exatamente o principal assunto a que alguém relaciona o Brasil quando pensa no cenário internacional, o fato é que é possível encontrar brasileiros em quase todos os segmentos tecnológicos de ponta. Não por acaso grandes invenções do mundo moderno, como os aviões e a transmissão automática de marchas nos automóveis são invenções de brasileiros.

Está na nossa cultura o apreço pelas novidades tecnológicas, talvez por termos sido um país em que o desenvolvimento tecnológico chegou atrasado em tempos passados, o que travou o nosso desenvolvimento. Hoje, temos a honra de ter representantes do nosso país atuando na vanguarda de diversos segmentos tecnológicos.

Uso da internet

O uso da internet se tornou uma necessidade básica para os brasileiros com muita velocidade. Temos um dos povos mais conectados do mundo, e existem estimativas que haja mais telefones celulares em uso no Brasil do que habitantes registrados pelos órgãos de pesquisa.

É verdade que nós adoramos a internet e interagimos. É só procurar em qualquer lugar na internet que você vai encontrar um grupo de brasileiros fazendo algum gracejo, conversando em português e lançando moda. Seja atuando nas mídias sociais, ou se divertindo em sites como o https://10betbrasil.com, nós nos fazemos presentes como quase nenhum outro povo.

A Inteligência Artificial

Para entendermos como essa nossa paixão pela tecnologia se relaciona com a Inteligência Artificial, temos primeiro que deixar claro qual é a definição dessa invenção e como nos relacionamos com ela. Uma IA é um programa de computador que simula a inteligência humana a partir de uma programação preestabelecida. Ela pode prever eventos e se antecipar, assim como criar soluções novas, tal como os seres humanos.

Esse tipo de tecnologia não é exatamente recente, e já vem sendo estudada há muito tempo. Mas, nos últimos anos, houve um imenso salto evolutivo nas IA, graças ao maior investimento e também ao desenvolvimento de computadores, redes e programas mais poderosos, que levaram à construção de soluções melhores. Hoje quase todo mundo já teve contato com alguma IA. O Chat GPT, por exemplo, se tornou uma febre poucos dias após o seu lançamento.

Uso no quotidiano

Com a oferta de cada vez mais soluções, houve uma rápida aceitação e adoção por parte dos brasileiros. Quem faz uso profissional da ferramenta, apenas alguns meses depois do lançamento da primeira delas, já não consegue se ver sem o auxílio destes programas tão úteis e eficientes.

Além disso, as pessoas estão se acostumando a utilizar as IA para fazer tarefas simples, mas que acabam demandando algum tempo, como organizar uma lista de compras ou redigir um email. Esse tipo de trabalho é realizado de forma primorosa pelos programas na grande maioria das vezes, facilitando demais a vida de quem sabe bem como usá-los.

Criatividade no sangue

O fato é que o brasileiro é muito criativo. Somos um povo acostumado a encontrar soluções simples para problemas complexos, lidando com recursos limitados. Graças a isso, nós temos na nossa cultura e, por consequência no nosso povo, uma grande habilidade para inovar e descobrir novas formas de realizar tarefas.

Quando combinamos isso com as IA, temos a possibilidade de aumentar exponencialmente a eficiência do nosso trabalho, testando inúmeras hipóteses em um pequeno espaço de tempo e potencializando a utilidade da própria ferramenta, já que ela se adapta e de certa forma aprende com os desafios propostos.

Fonte: Unsplash

Brasileiro e as IA

Por tudo isso, nós fomos um dos povos que absorveram mais rapidamente a IA na nossa rotina diária. Hoje elas já estão presentes em diversas das nossas interações, tanto quando estamos trabalhando ou consumindo algum produto ou serviço, quanto nos nossos momentos de lazer e de realização de tarefas corriqueiras.

É esperado que nos próximos anos o Brasil aumente ainda mais a sua importância no cenário tecnológico, já que a forte presença da paixão por tecnologia e inovação na nossa cultura só faz crescer, e as novas gerações poderão se beneficiar ainda mais disso para alcançar um protagonismo ainda maior no cenário mundial.